Pages

 

domingo, 31 de julho de 2011

Formigas assexuadas sobrevivem porque já fizeram… sexo!

0 comentários

Foto: SXC.hu
Essa notícia é incrível, meu povo. Prova por A+B que o sexo também é importante para os assexuados. Pode isso, Arnaldo?
Um estudo publicado há uma semana, segundo a National Academy of Sciences, e liderado por Christian Rabeling, do Instituto Smithsonian, de Washington, diz que o segredo por trás do sucesso ecológico de uma espécie de formiga assexuada é justamente o sexo. Vamos à pesquisa. Segundo a literatura científica, os organismos assexuados costumam ter uma expectativa de vida baixa. Isso porque não são capazes de gerar diversidade genética, e a diversidade os ajuda a se adaptarem à mudanças do ambiente.
• Leia mais sobre pesquisa
• Leia mais sobre animais
• Leia o último post: Natureza morta e sexy
Rabeling e sua equipe queriam desvendar um mistério: a propagação da Mycocepurus smithii, uma formiga cuja densidade populacional é recorde na América Latina, mas que não cruza para se reproduzir. Elas são encontradas da Argentina ao México, uma abrangência geográfica enorme. Ao dissecar o abdômen de formigas rainhas, no entanto, eles encontraram ovários ativos e esperma. E como elas carregam esperma se são fêmeas?
Ao contrário do que imaginavam (que essas formigas se reproduziam exclusivamente por partenogênese – ou seja, os filhos eram clones da formiga rainha –), os pesquisadores acreditam que uma população sexuada desses insetos pode ter dado origem às fêmeas donas do código genético dos clones. Depois de um olhar apurado sobre suas mitocôndrias (não sabe o que é? Wikipedia nelas), os pesquisadores julgaram que a reprodução sexuada, ou casos insólitos de amor entre as pequenas formigas, deve ter acontecido entre 500 mil e 1,65 milhão de anos atrás. Isso mostra a importância do sexo na adaptação das espécies. Para dar vida a gerações de indivíduos fortes, essas formigas precisaram copular – ainda que muito tempo atrás.
Não é bonito isso, gente? E você, pratica o sexo pensando nas gerações futuras? Será que elas serão geneticamente superiores à nossa? Quem viver verá. Comente, siga o Sexpedia no Twitter e curta nossa página do Facebook.
P.S.: aos especializados em formigas, não sei se esta da foto publicada acima é necessariamente a tal Mycocepurus smithii. A imagem é apenas ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário