Pages

 

domingo, 11 de setembro de 2011

Garota pode ser única negra a ter doença do envelhecimento precoce

0 comentários
08/09/2011 16h23 - Atualizado em 08/09/2011 18h34

Ontlametse Phalatse, de 12 anos, é portadora de progéria.
Menina vive perto da cidade de Pretória, na África do Sul.

Do G1, com informações da Associated Press
Colegas da classe de Phalatse alegram a portadora de progéria. (Foto: Denis Farrell / AP Photo)Colegas da classe de Phalatse alegram portadora
de progéria. (Foto: Denis Farrell / AP Photo)
Uma menina de 12 anos chamada Ontlametse Phalatse pode ser a única negra conhecida a ser portadora de progéria, uma doença raríssima causada por mutações genéticas e sem cura que provoca o envelhecimento precoce.
Ela frequenta a escola primária Lorato, em Hebron, na África do Sul, cidade próxima à capital administrativa Pretória. A garota viaja duas vezes por ano aos Estados Unidos, onde médicos e cientistas da Universidade de Boston tentam achar uma cura para o problema.
Duas formas da doença são conhecidas: as síndromes de Hutchinson-Gilford e de Werner. Ambas fazem as células do corpo envelhecerem até 10 vezes mais rápido. A expectativa de vida para os portadores é de apenas 13 anos em média. São conhecidos apenas 64 casos de progéria no mundo - um deles no Brasil.
Os sintomas da doença são tratados com os mesmos medicamentos usados por idosos para aliviar os sinais da velhice. Os pacientes costumam falecer após complicações vasculares como aterosclerose - depósito de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos - que podem levar a infartos e derrames.
A pequena Ontlametse Phalatse, de 12 anos e portadora de progéria, lendo na sala de aula. (Foto: Denis Farrell / AP Photo) Ontlametse Phalatse, 12 anos e portadora de progéria, lendo na sala de aula. (Foto: Denis Farrell / AP Photo)

Links Patrocinados

Nenhum comentário:

Postar um comentário