Redação Época, com Agência Estado e Agência Brasil
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, mostram que o nível das escolas públicas do Brasil melhorou em relação a 2007. Segundo o levantamento, as unidades de ensino superaram todas as metas estabelecidas. A faixa que teve o melhor desempenho foi a dos anos iniciais do ensino fundamental (da 1ª à 4ª série), com índice de 4,6 – mostrando crescimento de 0,4 ponto em relação ao desempenho de 2007. O índice superou a meta para o ano, que era 4,2.
Da 5ª à 8ª série, o Ideb foi de 4,0 – número 0,2 ponto melhor que o desempenho de 2007 e 0,3 ponto maior que a meta estabelecida. O ensino médio foi o que registrou a menor evolução: ficou em 3,6 pontos – apenas 0,1 ponto maior que a meta. Para Haddad, ainda há um longo caminho para melhorar os índices. “Estamos distantes do nosso objetivo que é a nota 6, apesar de termos superado as metas que foram estabelecidas”, disse. “Quando um país se propõe a fixar metas de qualidade de educação, penso que já é algo pra celebrar. Mas a distância que nos separa de um sistema educacional desenvolvido ainda requer as cautelas devidas.” O Ministério da Educação pretende alcançar a meta de 6,0 pontos até 2021 – essa é a média dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Ideb foi criado em 2005 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino público. Aferido a cada dois anos, o índice é calculado com base na nota obtida pelos alunos na Prova Brasil e nos índices de reprovação. O Ideb atribui uma nota para cada escola, assim como para as redes municipais e estaduais, que precisam cumprir metas bienais para melhorar a qualidade do ensino. É a partir dessas avaliações que a média nacional é calculada.


Nenhum comentário:
Postar um comentário