Pages

 

sábado, 12 de setembro de 2009

PARABÉNS, COMUNIDADE UNEBIANA!

0 comentários


UNEB obtém melhor resultado entre Instituições de Ensino Superior (IES) da Bahia no Enade - Reitor Lourisvaldo Valentim atribui resultado aos esforços de toda comunidade acadêmica: "Essa é uma vitória de nossos estudantes, professores e servidores" - Leia REPORTAGEM
A UNEB obteve o melhor resultado entre as instituições de ensino superior (IES) da Bahia no último Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (Enade), realizado em 2008, e organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O resultado, divulgado no último dia 4 de setembro, destacou seis cursos das IES avaliados com nota máxima pelo exame na Bahia. Desses, três são da Universidade do Estado da Bahia: Química e Sistemas de Informação - do Campus I, em Salvador - e Letras - do Campus V, em Santo Antônio de Jesus.
O reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, atribuiu o resultado aos esforços de toda a comunidade acadêmica.
"Essa é uma vitória de nossos estudantes, professores e servidores. Esse bom resultado reflete o momento vivenciado por nossa universidade, que vem intensificando os esforços na pesquisa e avançando no ensino e na extensão", avaliou Valentim.

Corpo docente

O exame, realizado em novembro de 2008, contou com 40 questões, sendo 30 específicas e 10 comuns a todas as áreas avaliadas. Há também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que pontua a qualidade didático-pedagógica e do corpo docente.
"O diferencial do nosso curso é a qualidade do corpo docente associada à postura dos estudantes. Estamos bastante satisfeitos com o resultado e pretendemos avançar em infraestrutura. E, futuramente, a meta é oferecer um curso de pós-graduação na área", disse Maria Inês Restovic, coordenadora do Colegiado do curso de Sistemas de Informação, do Campus I,
Outro a garantir bom desempenho no exame foi o curso de Letras do Campus V, em Santo Antônio de Jesus. Segundo a coordenadora do colegiado, Francine Mendes, o resultado é reflexo do currículo reformulado, que permitiu um suporte maior nas áreas específicas.
"Além da promoção de eventos como o Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (SIP), realizado durante a graduação, que permite uma maior integração entre as disciplinas, facilitador da avaliação", acrescentou Francine.

Outros cursos

A universidade teve mais de 90 cursos avaliados em todos os campi, e manteve o bom desempenho obtido no Enade em anos anteriores.
Além dos três cursos com conceito 5 (máximo), outros 11 cursos obtiveram nota 4 na avaliação: Pedagogia, dos campi I (Salvador), VII (Senhor do Bonfim), XI (Serrinha), XII (Guanambi) e XVI (Irecê); Letras, dos campi II (Alagoinhas), VI (Caetité), X (Teixeira de Freitas), XXII (Bom Jesus da Lapa) e XXIII (Eunápolis); e História, do Campus VI (Caetité).
"Considerando a multicampia da universidade, o desempenho foi bom. Agora é intensificar os investimentos para garantir, posteriormente, melhores resultados", avalia Mônica Torres, pró-reitora de Graduação (Prograd).
O Enade avaliou 23 áreas do conhecimento e contou com a participação 2.367 instituições de ensino superior. Ao todo, 7.329 cursos em todo país e aproximadamente 400 mil estudantes participaram do exame.



[Texto e imagem: Ascom/UNEB] ap/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário