Pages

 

terça-feira, 15 de setembro de 2009

UESC implanta 16 pólos de EaD

0 comentários
   Dezesseis novos pólos de Educação a Distância (EaD) do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) iniciaram suas atividades letivas, em nível de licenciatura, nas áreas de Biologia, Física, Letras Vernáculas e Pedagogia. Os pólos, com um total de 1.400 alunos, foram instalados pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Remanso, Seabra, Valença e Vitória da Conquista. Hoje, 2.000 alunos estão matriculados em cursos de modalidade à distância na UESC, considerando-se aqueles do curso regular de Biologia, implantado em 2007, que já se encontra no quinto módulo e iniciando uma nova turma.

    O Sistema Universidade Aberta do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que tem como propósito formar professores para atuarem na educação básica. Integram o sistema, as universidades federais e estaduais brasileiras, credenciadas para oferecerem cursos de licenciatura não-presencial nos municípios que possuam pólos de apoio. O sistema UAB, que tem amparo legal na LDB, foi criado em 2005, com o objetivo de expandir e interiorizar a educação superior pública e gratuita no Brasil.

     A aula inaugural dos pólos Ilhéus e Itabuna aconteceu no campus da Universidade, ministrada pela vice-reitora Adélia Pinheiro, que iniciou sua fala com um histórico sobre a UESC e suas atividades finalísticas. Em seguida, discorreu sobre a origem e evolução dos cursos de EaD no mundo, que têm como característica básica “o deslocamento tempo/espaço que permite o acesso mais fácil a muitas pessoas em diferentes lugares”. Explicou que a Universidade tem cinco projetos aprovados na UAB, no momento, que poderão ser implementados nos pólos credenciados, sejam aqueles ligados aos municípios ou outros ao Estado.

     A professora Adélia enfatizou que a Universidade e seu corpo docente estão comprometidos com o bom desempenho dos cursos, mas que o processo de aprendizado na modalidade a distância é compromisso maior do aluno. E enfatizou: “a implantação desses 16 novos pólos de EaD demonstra o compromisso da UESC em atender aos anseios da população do interior do Estado, permitindo a inserção no ensino superior público e gratuito de pessoas que, provavelmente, não teriam acesso ao aprendizado presencial numa universidade.”

     O evento foi prestigiado pelo professor João Luciano Andrioli, diretor do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), representando os demais departamentos, a coordenadora de Educação a Distância da UESC, professora Maridalva Penteado, e os professores e coordenadores dos colegiados dos cursos comprometidos com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário