Pages

 

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Movimento ilumina monumentos para alertar sobre câncer de mama

0 comentários
Outubro é lembrado mundialmente como o mês de luta contra o câncer de mama
Do R7
Julia Chequer/R7Foto por Julia Chequer/R7
O Monumento às Bandeiras, em São Paulo (SP), está iluminado de cor-de-rosa, cor do movimento contra o câncer de mama

Outubro é lembrado mundialmente como o mês de luta contra o câncer de mama. Para chamar a atenção sobre o tema no Brasil, começa nesta segunda-feira (5), no Rio de Janeiro, com iluminação do Cristo Redentor de cor-de-rosa, as ações do Movimento Outubro Rosa - Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama.

Em São Paulo (SP) o Monumento às Bandeiras, o prédio da BM&F, a ponte Estaiada e lojas da rua Oscar Freire - conhecida por reunir grifes luxuosas - , além de carros, escritórios e restaurantes também serão iluminados com a cor que representa o movimento.

A partir desta terça-feira (6), uma van personalizada, o Rosamóvel, inicia um roteiro por pontos turísticos do Rio alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce e tratamento e reabilitação adequada para o paciente de câncer de mama. A parada acontece na praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Na quarta (7), a van vai passar pela praça General Osório, Largo da Carioca, Largo do Machado, Praça Saens Penna e pelo Shopping Tijuca. Na quinta-feira (9), a van circulará na Praça Santos Dumont e seguirá para a Rua Marques de São Vicente, próximo ao Shopping da Gávea. Nos dias 10 e 11 o Rosamóvel ainda circulará em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas e pela orla de Ipanema e do Leblon.

Durante o mês de outubro, o Rosamóvel também circulará por Curitiba (PR), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC).

A cada ano novos países aderem ao movimento, que surgiu há dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Sociedade Americana de Câncer divulgou que cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas anualmente com câncer de mama, e 465 mil morrem por conta da doença. No Brasil, a estimativa é de que a doença afete a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final de 2009.

Iniciativa

Ainda nesta terça (6) acontece o lançamento da cartilha "Câncer de Mama – Prevenir só depende de você", desenvolvida pelo Instituto Arte de Viver Bem, em parceira com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Também serão apresentados o novo portal do instituto e a campanha publicitária “A atividade física é uma grande aliada para superar o câncer de mama”. O evento fechado será na pizzaria Speranza (Av. Sabiá, 786, Moema), a partir das 12h,  e contará com a presença dos atletas Fernando Meligeni, Hortência, Fofão, Maurren Maggi, e os campeões de golfe Rogério Bernardo e Roberto Gomes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário