Pages

 

sábado, 24 de outubro de 2009

Pesquisadores transformam celular em potente microscópio

0 comentários
Sistema permite diagnósticos rápidos e transmissão dos dados em tempo real
Do R7
DivulgaçãoFoto por Divulgação
Qualquer aparelho com câmera pode receber o programa e ser
encaixado no suporte; o equipamento pesa cerca de 370g

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram mais uma utilidade para os telefones celulares. Eles criaram um microscópio de baixo custo que usa o celular com câmera como microscópio.

Dan Fletcher, professor de bioengenharia e chefe da equipe que desenvolveu o suporte e o software do produto, diz que a invenção tem o poder de popularizar a pesquisa clínica.

- Nem todas as regiões do mundo têm acesso a bons equipamentos de análises clínicas, mas têm uma boa rede de telefonia móvel. Podemos levar até esses lugares um aparelho que use a rede local para estudar doenças e fazer diagnósticos.

Para que o celular-microscópio funcione um programa precisa ser instalado em qualquer aparelho comum e o telefone deve ser encaixado no suporte. A tecnologia é baseada na emissão uma luz fluorescente de grande potência que dá uma visualização melhor ao observar estruturas minúsculas.

Nos testes foram analisados a bactéria causadora da tuberculose e o parasita causador da malária em seres vivos. Tudo foi visto na própria tela de 3.2 megapixels ou pode também ser transmitido via conexão sem fio para centros de laboratórios.

David Breslauer, um dos criadores do CellScope, contou que “o sistema é muito útil para fornecer alertas de epidemias, encurtando o tempo necessário para examinar, diagnosticar e tratar doenças infecciosas”.

Fletcher explicou ainda os benefícios para pacientes com câncer submetidos a quimioterapia.

- O paciente pode obter amostras de sangue e transmite de casa as imagens para que o médico fala a análise, reduzindo a quantidade de visitas à clínica.

A invenção pesa cerca de 370g e em breve terá um conjunto de lentes para que possam ser feitos vários níveis de ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário