Alimentação e administração de anticoncepcional adequado
podem melhorar (e muito) a vida de quem sofre com ela
podem melhorar (e muito) a vida de quem sofre com ela
Foto por Getty ImagesSe você sofre com cólicas, evite
comer chocolate neste período
comer chocolate neste período
Se este for seu caso, saiba que esses sintomas podem acabar se forem devidamente analisados e tratados, segundo a ginecologista Denise Coimbra, consultada pelo R7. Abaixo, tire suas dúvidas sobre a TPM e veja dicas especiais para diminuir os sintomas. Assim, piadinhas do tipo "Corra, porque ela está uma fera!" serão coisa do passado.
Primeiro, entenda que a "avalanche de sintomas" da TPM aparece aproximadamente 14 dias antes da menstruação. Isso porque, explica a ginecologista, é desencadeado o pico do hormônio LH (que estimula a ovulação), que causa sintomas físicos como inchaço, dor, cansaço nas pernas, edema, assim como sintomas psicológicos, como irritabilidade, ansiedade, nervosismo, e a vontade de comer mais doce. E assim a lista de sintomas pode aumentar até chegar (acredite) 90, de acordo com a médica.
Para evitar tanto incômodo, Denise indica controlar os sintomas com a administração de pílulas ou implante de anticoncepcionais, que podem interromper temporariamente a menstruação.
-Há como melhorar os sintomas com o tratamento paliativo, com o uso de pílulas anticoncepcionais, que diminui a intensidade dos sintomas, mas não cura. Mas para retirar a causa, esse pico ovulatório, só parando de menstruar.
Para suspender temporariamente a menstruação, os médicos podem implantar um anticoncepcional, que pode ser elcometrina, gestrinona ou levonogestrel, retirado depois de um ano.
- Eu mimetizo, imito a gravidez por um ano. Assim, a mulher não menstrua e não tem TPM. Esse tipo de procedimento muda a memória hormonal da mulher.
Para mulheres cujos sintomas são mais leves, Denise dá dicas de alimentação para amenizá-los.
- Evite chocolate se você costuma ter cólicas
- Nem pense em tomar café, se sentir que vai ficar irritada
- Faça exercícios físicos para liberar serotonina (substância produzida pelo corpo que dá sensação de prazer)
A ginecologista ressalta que não há uma idade de pico para a TPM, ou seja, mulheres de 18 ou 35 anos podem sofrer os mesmos sintomas, que podem se agravar com o passar do tempo. Por isso, quanto antes você começar a se cuidar, melhor!



Nenhum comentário:
Postar um comentário