quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Pessoas que bebem café têm menos chances de desenvolver diabetes
Poderia ser uma xícara sem fundo. Bebedores de café e chá têm menos chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que os não bebedores.
Os que bebem de três a quatro xícaras por dia apresentam riscos 25% menores do que os que bebem menos de duas xícaras, descobriu uma grande análise. Não importa se as bebidas possuem cafeína ou não, diz o estudo, publicado no "The Archives of Internal Medicine".
A análise não prova que beber café ou chá reduz o risco da chamada diabetes mellitus tipo 2, mas não é o primeiro estudo a relatar tal ligação. Ele vai mais fundo que outros estudos, descobrindo que, para o café com cafeína, o risco caía de 5 a 10% a cada xícara adicional consumida --o que, segundo os pesquisadores, sugere uma relação causal.
Aqueles que bebem mais de seis xícaras de café por dia tinham riscos 40% menores de diabetes do que os não bebedores; o número para os que bebiam menos de uma xícara por dia era apenas 4%.
Alguns estudos indicaram que componentes químicos do chá e do café podem ter efeitos benéficos no metabolismo da glicose e na sensibilidade de insulina, mas as evidências são misturadas.
"A cafeína não pode ser a resposta, pois você vê o mesmo tipo de reação geral para diabetes com café comum e descafeinado", afirmou o principal autor do estudo, Mark Woodward, professor do Centro de Medicina de Mount Sinai, em Nova York.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário