Pages

 

domingo, 1 de agosto de 2010

Quer viver mais? Faça amigos

0 comentários

Phillips Glass Plate Negative Collection, Powerhouse Museum
Pense duas vezes antes de recusar um programa com os amigos porque não quer perder a academia. Para a longevidade, o impacto de ter uma vida social ativa é tão importante quanto o de não fumar, e maior do que o de fazer exercícios e manter um peso saudável, aponta uma pesquisa divulgada nesta semana. (Mas o ideal, provavelmente, é que você vá à academia e faça amigos também lá.)
Segundo uma reportagem publicada na revista Time, pesquisadores da Universidade Brigham Young e da Universidade da Carolina do Norte reuniram dados de 148 estudos sobre saúde e relacionamentos para chegar à conclusão de que as pessoas com menos laços sociais tiveram uma chance de morte 50% maior no período de sete anos e meio em que foram acompanhadas pelos cientistas.
Ainda não se sabe ao certo como amigos e parentes influenciam a longevidade. Mas os pesquisadores conjecturam algumas hipóteses: estar entre gente querida, ou sentir-se solitário, pode afetar a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco; quando se está doente, faz diferença ter alguém para dar assistência; e quem se preocupa com os outros tende a cuidar melhor de si.
Neste fim de semana, que tal reunir os amigos para um piquenique?

Nenhum comentário:

Postar um comentário