Pages

 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Assédio e discriminação no trabalho

1 comentários
Nenhuma empresa gosta de ter sua imagem associada a escândalos, menos ainda aos que envolvem assédio moral ou sexual.  Num estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a percepção dos direitos do trabalhador,  5% das pessoas formalmente empregadas  disseram que já sofreram algum tipo de assédio por parte dos chefes. Dessa parcela, 2,5% recorreram a alguma instituição para denunciar o caso.
A pesquisa, que faz parte do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS),  recém divulgada pelo Ipea, também apontou que 8,5% dos trabalhadores formais já presenciaram algum tipo de discriminação dentro no local de trabalho.
Assédio e discriminação são crimes previstos em lei que têm punição devida. Além de violar o princípio básico da boa convivência no ambiente de trabalho – essencialmente baseada numa relação de respeito – esse tipo de acontecimento, em muitos casos, gera um desgaste  que pode afetar não só a imagem e credibilidade dos profissionais da empresa, mas a saúde emocional dos envolvidos. O efeito disso é o estresse, a perda da auto-estima e da produtividade, depressão, desinteresse, vergonha e até o abandono do trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalho em uma grande empresa ,onde trabalho como op. de caixa, estou sendo humilhada pela tesoureira;que mesmo sendo como eu ,FUNCIONÁRIA ,quer ser a dona da empresa;humilhando e oprimindo as pessoas ;em especial eu estou sendo a vitima maior ,pois ela simplesmente nao vai com a minha cara.Ja deniunciei pra o gerente regional ,para meu gerente ,mas nada adiantou até hoje.Nao sei o que fazer.Sei que esta prova eu vencerei por que DEUS esta comigo.

Postar um comentário