Pages

 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Calor no inverno engorda

0 comentários
O aumento da temperatura em ambientes internos no inverno pode estar associado à obesidade
REDAÇÃO ÉPOCA
Ligar o aquecedor central dentro de casa ou no escritório durante o inverno em países desenvolvidos pode ser um fator para o aumento da obesidade, de acordo com um estudo da University College London publicado no Obesity Reviews.

A pesquisa procura evidências para uma ligação entre a redução à exposição ao frio sazonal com o aumento da obesidade no Reino Unido e Estados Unidos. Essa redução pode ter dois efeitos na habilidade do organismo de se manter em um peso saudável: minimizar a necessidade de energia para se manter aquecido e reduzir a sua capacidade de produzir calor. Se fosse o contrário, o corpo gastaria mais energia, e, portanto, mais calorias diariamente.

Ao longo das últimas décadas, as temperaturas em ambientes internos durante o inverno têm aumentado e elas têm se tornado homogêneas nos ambientes domésticos. Aumentar o conforto térmico significa que a exposição ao frio sazonal está diminuindo e que as pessoas estão passando mais tempo em temperaturas amenas.

Fiona Johnson, líder do grupo de pesquisa, diz que o fato de ficar mais tempo em casa, o acesso fácil à instalação de aquecimento central e o aumento do conforto térmico contribui para restringir a diferença de temperaturas que experimentamos diariamente, e reduz o tempo que nossos corpos passam sob estresse térmico. "Isso significa que estamos consumindo menos energia, o que pode ter um impacto sobre o balanço de energia e, por fim, sobre o peso corporal e a obesidade", diz.

Para a cientista, as pesquisas sobre a prevenção da obesidade levam em conta fatores genéticos e hábitos, como exercícios e dieta. Mas ela defende que elementos externos também são importantes para compreender melhor a doença. A temperatura do aconchego do lar pode ser um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário