Pages

 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Eles estão satisfeitos em relação ao amor e ao corpo… elas, não

0 comentários

O Sesc e a Fundação Perseu Abramo fizeram uma pesquisa com 2.365 mulheres e 1.181 homens, com mais de 15 anos de idade, de 25 unidades da federação. Chamada “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, é o mesmo levantamento feito em 2001, agora com a inclusão dos homens. Vários foram os temas abordados, mas o que nos interessa mesmo é a sexualidade.
Segue a parte mais divertida do documento – que mostra como a mulher vê problemas onde não existe, e o homem, vive a vida mais relaxado –: 71% dos homens estão totalmente satisfeitos “em relação ao amor”, contra 58% das mulheres; 70% dos homens se dizem totalmente satisfeitos “com sua aparência física”, contra apenas 50% das mulheres. Entre as moças que reclamaram de seu próprio corpo, 15% não gostam da barriga e 14% dizem  que estão acima do peso.
E aquele “fiu-fiu” vindo de um estranho quando a moça passa na rua?? Ela gosta? Simmmmmmmm. Uma em cada três mulheres (33%) diz que sente “como se recebesse um elogio” quando um homem mexe com ela na rua, contra uma em cada quatro (25%) que se sente “desrespeitada”. Em 2001 essas taxas eram invertidas, 27% e 32%.
• Leia mais sobre pesquisas
• Leia mais sobre comportamento
• Leia mais sobre mulheres
E aqui vai: 70% das mulheres iniciadas no sexo disseram ter tido relação sexual nos últimos 12 meses, sendo uma média de 34 dias entre a pesquisa e a data da última relação. Metade das não-virgens declarou ter tido ao menos uma relação sexual nos sete dias anteriores à entrevista. Número saudável.
A maioria, seja das mulheres (67%) ou dos homens (59%), não usou preservativo na última relação sexual. As principais razões alegadas são a confiança no(a) parceiro(a), estabilidade da relação, uso de outros contraceptivos, a falta de hábito e blablablabla. Depois, quando aparece com DST, ninguém sabe o motivo… Vocês sabiam que, uns anos atrás, as mulheres casadas eram consideradas grupo de risco? Isso porque seus maridos saíam de casa sem HIV, faziam festinhas com outras mulheres (ou homens) sem usar preservativo, e voltavam infectados, transmitindo às mulheres o vírus da aids.
Ao menos aumentou o número de mulheres que procuram o posto de saúde para fazer o teste do HIV. Em 2001, apenas 25% delas haviam feito. Agora, esse número dobrou (50%). Entre os homens, 36% já fizeram o teste, mas só 21% das mulheres e 19% dos homens o fizeram nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Como anda a sua vida sexual? Usa sempre camisinha? Comente e siga o Sexpedia no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário