Pages

 

domingo, 20 de março de 2011

Pessoas que praticam jardinagem fazem mais exercícios e se alimentam melhor

0 comentários
Estudo americano revela que prática previne contra doenças crônicas
Do R7
Getty ImagesGetty Images
Publicidade
Cuidar de plantas e de uma horta em casa não é somente um passatempo, de acordo com cientistas americanos. Um estudo realizado na Universidade do Estado do Texas mostrou que fazer jardinagem estimula a prática de exercícios físicos, melhora a alimentação e previne contra doenças crônicas.
A ideia dos pesquisadores era avaliar o impacto da jardinagem para a qualidade de vida e o bem-estar de adultos acima de 50 anos. Para isso, os cientistas compararam a satisfação pessoal e os níveis de atividade física entre pessoas que adotavam a prática e aqueles que preferiam ficar longe das plantas.
Os cientistas avaliaram 298 pessoas, que foram divididas entre praticantes e não praticantes da jardinagem. Os voluntários foram entrevistados com relação ao seu entusiasmo pela vida, ao controle entre conquistas desejadas e alcançadas, além de serem examinados seus aspectos físicos, sociais e psicológicos.
Os pesquisadores notaram diferenças significativas entre os adeptos e não adeptos da prática. Segundo a pesquisadora Aime Sommerfeld, coordenadora do estudo, 84% dos praticantes concordavam com a frase “Eu planejo coisas que irei fazer dentro de um mês ou até um ano”, enquanto que, entre os não praticantes, esse índice era de 68%.
Além disso, 71% dos que fazem jardinagem disseram não se sentir cansados e velhos, enquanto que, entre os não praticantes, essa taxa era de 57%.
O mesmo estudo mostrou ainda que a jardinagem estimula as pessoas a fazerem uma melhor alimentação, incluindo mais vegetais em suas dietas.
Por esses motivos, de acordo com a pesquisadora Aime Sommerfeld, coordenadora do estudo, o impacto da jardinagem sobre a saúde dessas pessoas é significativa, já que a combinação de atividade física moderada com maior consumo de frutas e vegetais diminui o risco de muitas doenças crônicas.
Por isso, ressalta a pesquisadora, é importante incorporar esse hábito na vida das pessoas.
- Numa época em que as pessoas estão vivendo cada vez mais, a jardinagem mostrar ser um caminho para provocar importantes mudanças no estilo de vida das pessoas. O que só faz melhorar a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário