Pages

 

sábado, 27 de agosto de 2011

Na Ucrânia, ursos são obrigados a beber vodca para entreter clientes de bar

0 comentários

Débora Spitzcovsky 26 de agosto de 2011

Imagem: Steven Kazlowski/Divulgação
Não é piada de mau gosto: na Ucrânia, está virando hábito domesticar ursos para colocá-los em exposição em bares, restaurantes e hotéis e embebedá-los com vodca. O motivo? Entreter os clientes, que, aparentemente, veem muita graça na situação.
A denúncia foi feita pelo Huffington Post, que afirma que cada estabelecimento promove um espetáculo diferente com os ursos bêbados: alguns deixam os animais presos em grandes jaulas e convidam os clientes a entrar no local para fotografar ao lado do bicho, enquanto outros levam os ursos para cercados, no centro do estabelecimento, para que as pessoas possam assistir ao animal desnorteado pela bebida.
A reportagem ainda traz outro dado triste: o ato de domesticar e embebedar ursos não é comum, apenas, na Ucrânia. Outros países da antiga União Soviética, como a Rússia, também têm o costume de dar vodca a esses animais por pura diversão. E mais: os bichos estão ficando viciados na bebida e apresentando sintomas de alcoolismo por causa dessa “brincadeira”.
Ao apurar que o número de estabelecimentos ucranianos que aderem à prática está aumentando – atualmente, estima-se que cerca de 80 ursos estão sendo usados para este fim –, o ministro do meio ambiente do país, Mykola Zlochevsky, decidiu se manifestar. Ele garantiu que os donos dos estabelecimentos serão multados e os ursos, levados para um santuário que está sendo construído no lado ocidental da Ucrânia e ficará pronto em dezembro. Até lá, é cada urso por si…

Nenhum comentário:

Postar um comentário