Pages

 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um em cada dez adultos terá diabetes em 2030, diz estudo

0 comentários

Dieta inadequada, falta de exercícios físicos e obesidade estão relacionados ao aumento do número de casos da doença

REDAÇÃO ÉPOCA

Um em cada dez adultos devem ter diabetes em 2030 (Foto: sxc.hu)
Em duas décadas, 10% dos adultos da população mundial serão afetados pela diabetes. O alerta foi divulgado nesta segunda-feira (14) no Atlas da Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes. Isso significa três novos diagnósticos da doença no mundo a cada dez segundos. O número de pacientes vai subir dos atuais 366 milhões para 552 milhões em 2030.
Como a maioria dos pacientes têm a doença do Tipo 2, esse aumento do número de casos está relacionado, principalmente, a hábitos alimentares ruins, a obesidade e a falta de atividade física. Nesta segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove o Dia Mundial de Combate a Diabetes, para alertar sobre a necessidade de prevenção.
Segundo o estudo, no Brasil, 12,4 milhões de pessoas sofrem da doença. E, nas Américas Central e do Sul, há 11,2 milhões que têm diabetes e não sabem. O diagnóstico, em grande parte dos casos, em um estágio avançado é um complicador no combate à doença. Os médicos costumam dizer que a diabetes é um mal silencioso. É comum a pessoa desconhecer que está com os níveis de glicose elevados no sangue. 
Com a elevação do número de casos, as vendas mundiais de medicamentos para diabetes deve subir de US$ 35 bilhões no ano passado para US $48 bilhões em 2015. O Brasil é um dos países em que mais esses gastos devem se elevar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário