Pages

 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Exame de sangue ou de urina pode prever mal de Alzheimer, diz estudo

0 comentários
14/12/2011 20h10 - Atualizado em 14/12/2011 20h14

Indicadores aumentam meses ou até anos antes dos primeiros sintomas.
Alzheimer não tem cura, mas diagnóstico precoce ajuda no controle.

Do G1, em São Paulo
3 comentários
Um exame de sangue ou de urina pode servir para prever o mal de Alzheimer meses ou até mesmo anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. A afirmação é de um estudo do Centro VTT de Pesquisas Técnicas da Finlândia, publicado pela revista médica “Translational Psychiatry”.
O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ainda sem cura, mas a chance de controlá-la é maior se ela é detectada precocemente. Ocorre na terceira idade e seu sintoma mais comum é a perda da memória.
A descoberta do laboratório finlandês é que um indicador molecular relacionado à chamada via das pentoses, que regula a glicemia, aumenta antes da manifestação da doença. É um sinal de falta de oxigenação e um presságio do mal de Alzheimer.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam pacientes com danos cognitivos leves – um estágio que, muitas vezes, precede a doença – durante 27 meses. Dos 143 participantes, 52 desenvolveram Alzheimer, de fato. Os exames indicaram que a variação da via das pentoses foi um fator em comum que ocorreu nesses pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário