Pages

 

sexta-feira, 30 de março de 2012

Veja dicas de etiqueta para o uso de celular e tablet no trabalho

0 comentários
Publicidade
EILENE ZIMMERMAN
DO "NEW YORK TIMES"
The New York Times P. Sua companhia permite que os funcionários tragam para o escritório seus próprios equipamentos portáteis, como telefones e tablets. Isso quer dizer que você deve se sentir à vontade para usá-los quando considerar adequado?
R. Embora esses equipamentos ajudem a mantê-lo acessível aos colegas e clientes, devem ser usados com discrição e de maneiras que o ajudem em seu trabalho, diz Anna Post, especialista em etiqueta no Instituto Emily Post em Burlington, Vermont. "A ideia que você passa quando está digitando em um dispositivo é que sua atenção está dividida", diz Post.
P. Durante reuniões, você gosta de tomar notas no seu tablet, smartphone ou laptop. Isso é aceitável?
R. Os smartphones e tablets são uma nova presença nas salas de reunião e, diferente dos laptops, eles geralmente são associados a jogos, mensagens e outras atividades não profissionais. Isso pode dar a impressão de que você não está prestando atenção, diz Matt Eventoff, dono da Princeton Public Speaking, uma empresa de treinamento em comunicações em Princeton, Nova Jersey. "Assim que você pegar o dispositivo, diga aos presentes: 'Eu uso meu iPad ou telefone para tomar notas'".

Paul Hoppe
P. Existe algum problema em ler discretamente e-mails ou mensagens de texto pessoais em leitores de equipamentos portáteis enquanto estou no escritório ou entre colegas?
R. Mesmo que você seja discreto, poderá perder importantes sinais que só podem ser captados face a face, diz Rachel Weingarten, presidente da Interrobang, uma firma de estratégia de marketing em Nova York.
P. E que tal atender seu celular no local de trabalho?
R. Se você estiver em reunião, atenda somente telefonemas urgentes. Diga aos outros que está esperando uma ligação, coloque seu telefone no vibrador e saia da sala para atendê-lo, disse Eventoff. Não use Bluetooth ou outro fone de ouvido sem fio, diz Mark A. Gilmore, presidente da Wired Integrations, uma consultoria em San Jose, Califórnia.
P. Se você estiver dirigindo uma reunião ou apresentação, como se certificar de que os participantes prestem atenção nos oradores e não em seus telefones?
R. Defina as regras básicas, diz Post. "As boas maneiras realmente estão ligadas às expectativas sociais", diz ela. "E quando você deixa claras essas expectativas é mais fácil levantar uma sobrancelha se alguém pegar um telefone."
P. Embora os equipamentos móveis sejam seus, a rede Wi-Fi que você está usando pertence à companhia, assim como algumas informações que você vê e armazena. Que precauções você deve tomar para proteger sua empresa e a si mesmo caso perca seu telefone ou tablet?
R. Descubra se sua empresa tem uma política de uso para equipamentos móveis. Se não tiver, coloque suas proteções, diz Kieran Norton, gerente de segurança da Deloitte. "Se possível, permita o apagamento automático, assim você poderá eliminar remotamente as informações do dispositivo, se o perder ou ele for roubado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário