Pages

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

73% dos adolescentes perdeu virgindade sem proteção

0 comentários

73% dos adolescentes perdeu virgindade sem proteção

Bota camisinha pra evitar "mimimi"
Uma pesquisa realizada com 3 mil pessoas acima de 16 anos revelou que 73% não usaram métodos contraceptivos na primeira relação sexual e 82% iniciaram a vida sexual até os 17 anos. As entrevistas foram aplicadas em quatro capitais brasileiras (São Paulo, Curitiba, Recife, Belo Horizonte) pelo Departamento de Ginecologia da Unifesp, em parceria com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals.
“Engravidei, mas continuo virgem.” Eu tinha 15 anos quando a menina da sala ao lado, aluna do mesmo colégio classe média que eu, apareceu barriguda e escandalizou a turma inteira. Ela era miúda, discreta, patricinha, filha de pais muito religiosos, namorava havia pouco tempo. “Não usamos camisinha e ele gozou na minha virilha”, dizia às amigas. Por vários intervalos, as rodinhas só comentavam se era mesmo possível que os espermatozóides encontrassem o óvulo sem penetração. Enquanto a gente só queria saber de festa de debutante e ficantes, ela preparava enxoval de bebê e sentia enjôos. Ela ganhou uma linda garotinha, mas perdeu a adolescência para sempre.
No Brasil, só em 2010, aconteceram 479 mil partos de meninas entre 10 e 19 anos. Os dados são do Ministério da Saúde e, por incrível que pareça, mostram uma perspectiva positiva. Em 2003, este número era 20% maior. “É uma fase da vida em que o jovem se sente poderoso, como se nada pudesse atingi-lo”, diz o chefe do departamento de ginecologia da Unifesp, Afonso Nazário. A pesquisa que ele coordenou traz outras informações curiosas:
Quantos parceiros sexuais você já teve?
Até cinco: 39% / De 5 a 10: 29% / De 10 a 20: 16% / De 20 a 30: 11%
A decisão de perder a virgindade:
Foi minha: 79% / Foi por pressão de amigos ou namorado: 21%
Quantas vezes você pratica sexo?
De 3 a 6 vezes por semana: 30% / Não tenho frequência regular: 19% / De 2 a 3 vezes por semana: 16% / Todos os dias: 14% / 3 vezes ao mês: 13% / 2 vezes ao mês: 8%
Você pratica sexo casual ou sexo no primeiro encontro? Responderam que SIM:
Minas Gerais: 28% / Curitiba: 41% / Recife: 46% / São Paulo: 63%
Você usou algum método anticoncepcional durante a primeira relação sexual? Responderam que NÃO:
Curitiba: 53% / MG: 74% / São Paulo: 77% / Recife: 84%
Você perdeu a virgindade antes dos 17 anos? Responderam que SIM:
São Paulo: 14% / Recife: 17% / Curitiba: 28% / Minas Gerais: 48%
Eu já tive essa idade. Sei o que é pressa para experimentar. Que a gente adora correr riscos. Que namorado pressiona para perder a virgindade e botar “só a cabecinha”. Que rola vergonha de comprar camisinha e andar com ela na bolsa. Que nem sempre dá para tirar as dúvidas com a mãe ou com o ginecologista. Mas também sei que um plastiquinho ou uma cartela de pílulas podem salvar o seu futuro. Tanto de uma gravidez não planejada quanto de doenças sexualmente transmissíveis. Qualquer um pode pegar camisinhas de graça em clínicas públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem complicação. Ou seja, ENCAPA ESSE PINGUÉ, relaxa e goza!
Na quarta-feira, dia 26, o mundo inteiro comemora o Dia da Prevenção da Gravidez na Adolescência. O tema deste ano é “Seu futuro. Sua escolha. Sua Contracepção”. Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário