Pages

 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Dicas de higiene íntima feminina

0 comentários

Acho triste quando ouço alguma mulher dizer que desconhece o próprio corpo. Como garantir o prazer e preservar a saúde daquilo que você tem entre as pernas… se você morre de vergonha de se olhar e se tocar? Minha ginecologista adota um método fabuloso durante a consulta para apresentar algumas moças às suas vaginas. Médicos tradicionais pedem que a paciente se deite e apoie as pernas, abertas, sobre aquela geringonça metálica. Há um lençol sobre o corpo, portanto é impossível ter a mesma visão do doutor. Se é que você me entende. Você sente que ele está lá, manuseando a dita cuja, mas não a enxerga em todo o seu esplendor.  A minha querida doutora, especialista em sexologia, faz questão de ajustar uma espécie de “retrovisor” para que a paciente dê um “oooooiiii” a sua deusa interior (piadinha interna para quem leu “50 tons de cinza”) e acompanhe todo o procedimento. Na última visita a ela, eu me peguei tipo flanelinha de carro: “mais para a direita… para cima… aí!”. Em um encontro sobre saúde íntima, promovido pela Johnson & Johnson, a antropóloga Miriam Goldenberg e a sexóloga Carmita Abdo comentaram como a vagina ainda é um mistério para as mulheres. Logo elas, que deveriam saber de cor e salteado seus melhores atalhos… Enfim, quis dividir com vocês algumas informações bem didáticas do livreto que recebi nesse encontro – “Bem-estar íntimo: Um guia para a mulher moderna”. Tomei a liberdade de transcrever algumas perguntas e respostas.
- Como saber se a secreção vaginal é normal ou indica algum problema?
A vagina produz secreção natural em pequena quantidade, clara e líquida. É normal e geralmente não indica problema de saúde. Se adquirir odor forte e diferente do usual, coloração amarela ou esverdeada, pode indicar infecção, e a mulher deve procurar o ginecologista.
- Como fazer a higiene íntima fora de casa?
O protetor diário pode ajudar prolongando a sensação de limpeza. Ele absorve a umidade natural, a transpiração e possíveis secreções. Deve ser trocado 3 vezes por dia ou sempre que a mulher sentir necessidade. Outra dica é utilizar lenços umedecidos após ir ao banheiro.
- A depilação contribui de alguma forma para a higiene íntima?
O excesso de pelos provoca o acúmulo de secreções, por isso o recomendado é cortá-los, deixando-os com meio centímetro de comprimento. Para mulheres com peles muito sensíveis não é recomendado retirar totalmente o pelo, porque o atrito direto entre a calcinha e a pele pode provocar irritações.
Ei, leitora, você conhece bem a própria anatomia?
- É recomendável dormir com absorvente interno?
O absorvente interno pode ser usado durante a noite, inclusive para dormir. Só é preciso respeitar o prazo de oito horas, tempo máximo de permanência do produto no corpo. Ele é seguro e não sai do lugar.
- Existe o risco de o absorvente interno desfazer ou se perder no corpo?
O processo de fabricação utiliza tiras de fibras enroladas, prensadas e firmemente interligadas, o que impossibilita que ele se desfaça mesmo quando estiver molhado. Também tem uma cobertura resistente que evita que ele desfie. É impossível que ele se perca pois a abertura do útero, a única possível porta de entrada do OB para o resto do organismo, é muito menor que o absorvente. Além disso, músculos vaginais mantêm o OB no lugar certo.
- O absorvente interno precisa ser trocado cada vez que se vai ao banheiro?
Não. A vagina, a uretra e o reto são órgãos independentes, cada qual com o seu orifício. Portanto, não precisa ser trocado.
- Como fazer a higiene no banho?
Lavar muito a vagina pode descamar a pele, deixá-la vulnerável a doenças, alterar o PH natural. Lembre-se de abrir a vulva e checar o interior dos lábios, onde fica acumulada sujeira. Água basta para limpar, não é preciso usar sabonetes líquidos íntimos.  Dormir sem calcinha também é ótimo para que a genitália respire.
*Fontes:  Carolina Ambrogini, Paulo Cesar Giraldo, Gerson Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário