ENTENDA MELHOR A MENSTRUAÇÃO E AJUDE SUAS ALUNAS!
16 de May de 2013 às 22:09 | Sem categoria
Se você é professora do Ensino Fundamental, provavelmente já notou o desconforto de suas alunas ao chegar no período menstrual.
A menstruação é o principal acontecimento da puberdade, e a menarca – primeira menstruação – é esperada com muita ansiedade pelas meninas.
Ela pode ocorrer dos 8 aos 15 anos. Em mulheres brasileiras, no entanto, ocorre mais comumente entre os 11 e os 13. Seu início está bastante relacionado com a hereditariedade. Portanto, se sua aluna quiser saber quando vai menstruar, uma boa referência para a sua menarca é a idade em que as mulheres de sua família (mãe, tias, avós) ficaram menstruadas pela primeira vez.
Mas diga às meninas que elas não precisam se preocupar. Na primeira vez, a menstruação vem em um fluxo muito leve. Se elas carregarem consigo um protetor diário ou absorvente conseguirão tirar isso de letra!
De onde vem o sangue?
Como diz Rita Lee, em sua música “Cor de Rosa Choque”, a mulher é um bicho esquisito que todo mês sangra. Mas este sangramento, a menstruação, tem uma razão especial.
Ao começar a agir no corpo das garotas, os hormônios femininos estrogênio e progesterona provocam o amadurecimento do óvulo no ovário e a sua eliminação para as trompas – a chamada ovulação. Simultaneamente, eles também preparam o útero para receber o ovo (óvulo fecundado) aumentando o endométrio, revestimento interno do útero.
O endométrio é um tecido ricamente vascularizado e forma uma espécie de “ninho” para receber o ovo. Quando não há gravidez, este “ninho” perde sua função e é eliminado, provocando o sangramento conhecido como menstruação.
O sangramento menstrual ocorre durante um período de 3 a 7 dias, com volume aproximado de 80 a 100 ml de fluxo de sangue. Uma vez iniciada a menstruação, ela se repetirá todos os meses num intervalo de 22 a 35 dias até que a mulher atinja a menopausa.
Cólicas
A menstruação pode vir acompanhada de cólicas. Quando isto acontece com frequência, oriente sua aluna a fazer uma consulta com o ginecologista. Outras condutas simples que funcionam também são o uso de compressas de água morna sobre o baixo ventre e exercícios físicos diários, principalmente aqueles que fortalecem a musculatura abdominal.
Quando as cólicas são de uma intensidade leve e suportável, não justifica a saída da garota da aula, e muito menos sua ausência nas aulas de educação física. O exercício físico faz a menina produzir endorfina, aliviando o desconforto da dor. No entanto, se a intensidade da dor é alta, a garota pode precisar ser medicada e liberada para repousar em casa.
Higiene íntima
Durante a menstruação, a garota deve usar absorventes íntimos, que devem ser trocados de acordo com a necessidade sem que ultrapasse mais do que 8 horas entre as trocas. Sempre que possível, os genitais devem ser lavados com água e sabonete, para evitar o mau cheiro característico da menstruação, assim como irritação da região genital.
O que muda no corpo da garota?
Depois que a garota começa a menstruar, o crescimento do corpo é desacelerado, e ela vai crescer no máximo de 7 a 10 cm. Isto pode ser um alívio para as altas ou uma decepção para as baixinhas.
As mudanças hormonais responsáveis pelo ciclo menstrual podem provocar ou intensificar o aparecimento de espinhas no rosto, bem como produzir desconfortos devido ao inchaço corporal causado pela retenção de líquidos (o que pode aumentar o peso da garota em até 1,5kg). Os seios tendem a ficar mais doloridos e maiores que o natural. Além disto, um pouco antes e durante a menstruação, é normal a mulher se sentir mais sensível.
Como ajudar as meninas passarem por este período com mais tranquilidade?
Tente conversar com elas mostrando que a menstruação é um sinal de saúde e que, diferentemente do que as crendices sobre ela mostram, não se deve evitar nenhum cuidado de higiene, como lavar o cabelo, por exemplo, e muito menos parar atividades cotidianas. Elas devem, sim, estar conscientes de quando ocorre seu ciclo menstrual e carregar consigo absorventes íntimos para evitar constrangimentos. Se for nadar , ou ir à praia, o ideal é aconselhar o uso de absorvente interno.
O educador sexual deve ter uma conversa educativa que leve as alunas a adquirir intimidade com o tema e conviver sem dúvidas sobre sua necessidade, função e cuidados que devem ser tomados para melhorar a sua qualidade de vida durante este período.
Como falar de puberdade na sala de aula?
9 de May de 2013 às 18:49 | Sexualidade
Nos meus 20 anos como educadora sexual, observei que as principais dúvidas dos adolescentes sobre seus corpos são ligadas às mudanças por que eles passam durante a puberdade. A expectativa em relação a acontecimentos marcantes desta fase – como o início da menstruação e a primeira ejaculação – somada à incerteza sobre se tudo está ocorrendo na forma e prazo corretos, tira a concentração de muitos alunos nos estudos. Mas isso pode ser amenizado com uma conversa educativa sobre o tema em sala de aula.
A conversa educativa é aquela que promove uma interação entre os alunos e ao mesmo tempo estimula a troca de informações entre eles e o educador para responder suas dúvidas, temores e curiosidades. Para que está iniciativa tenha êxito, o professor deve ter uma abordagem baseada numa metodologia participativa, na qual os alunos são estimulados a pensar e interagir com os colegas no debate sobre o assunto, além de ajudar os mais tímidos a colocar suas dúvidas e questões sem se exporem.
Dentre as atividades possíveis para trabalhar o assunto, sugiro uma dinâmica, talvez já conhecida por muitos de vocês, que foi adaptada por mim, em conjunto com a equipe do Instituto Kaplan, e resultou na criação do “Jogo de Corpo” (para conhecer o jogo acesse aqui). É um jogo simples, que pode ser feito com poucos recursos, para que a turma fale diretamente sobre suas angústias e dúvidas. Para ver o plano de aula completo, com o passo a passo da dinâmica, clique aqui.
As mudanças da puberdade
2 de May de 2013 às 12:00 | Sexualidade
Diferente do que muitos professores imaginam, puberdade e adolescência não são sinônimos. Adolescência é um momento de mudança psíquica e social. Já puberdade são as alterações físicas que transformam o corpo infantil num corpo adulto e que levam meninos e meninas a se interessarem por sexo.
Seu início não tem dia nem hora marcada. A puberdade pode começar tanto aos 8 como aos 15 anos. Cada pessoa tem seu tempo e desenvolve as diversas partes do organismo de forma individual e progressiva. Por isso, é normal dois adolescentes da mesma idade se encontrarem em estágios diferentes da puberdade. Uma menina pode já ter iniciado o crescimento dos seios, enquanto outra, com a mesma idade, ainda pode estar na fase de perceber apenas uma pedrinha dolorida. Isso é absolutamente normal.
As mudanças características deste período são ativadas pela hipófise, glândula localizada no cérebro, responsável pela produção dos hormônios sexuais que colocam em atividade os ovários e os testículos, provocando uma série de mudanças físicas em meninos e meninas. Na mulher, os principais hormônios são o estrógeno e a progesterona, e no homem, a testosterona. O processo de mudanças corporais ocorre gradualmente, passando por três estágios biológicos bem marcados:
- Pré-puberal: momento em que surgem as primeiras modificações corporais: o aumento do tamanho dos seios, nas meninas, e do pênis e testículos, nos meninos, seguido pelos primeiros sinais de aparecimento dos pelos nas axilas e genitais, assim como alterações na altura e no tom de voz.
-Puberal: Quando os hormônios sexuais atingem um nível específico, acontece o marco desta fase: a primeira menstruação das garotas, conhecida como menarca, e, para os garotos, a semenarca, a aguardada primeira ejaculação. A partir deste momento a capacidade reprodutiva entra em ação. As meninas amadurecem seus óvulos e os meninos produzem espermatozoides.
-Pós-puberal: órgãos sexuais já estão plenamente desenvolvidos e têm o mesmo funcionamento que em um adulto. Este também é o momento de definição dos caracteres sexuais secundários. É quando o corpo do menino toma forma de homem e a na menina desabrocha a mulher. Neste período repleto de transformações, os adolescentes costumam se dar conta também do principal atributo sexual, que é a capacidade orgásmica, isto é, a percepção das sensações eróticas e do prazer proporcionado pelo sexo. Esta descoberta, associada aos estímulos hormonais – que estão a pleno vapor – acentuam o impulso sexual e favorecem o interesse pelo sexo. Tanto no sentido de conquistar parceiros – ficar e namorar – como em relação às descobertas das sensações sexuais por meio da masturbação e de carícias.
O que muda no corpo?
A primeira modificação aparente da puberdade, e que também se traduz na maior preocupação dos jovens, é o aumento do tamanho dos seios, para as meninas, e do pênis e dos testículos, para os meninos. Em seguida, ambos crescem em altura, aumentam sua estrutura muscular, alteram o tom da voz e começam a apresentar pelos nas axilas e ao redor dos órgãos sexuais. Nos rapazes surgirão ainda barba e bigode.Outras características da puberdade que merecem toda atenção são o aparecimento de acne (as famosas espinhas) e de novos odores. Neste período, os hormônios sexuais estimulam o organismo a produzir secreções em maiores quantidades, como o suor, por exemplo. Além disso, ele passa a fabricar ácidos graxos (gordura) que favorecem a formação de uma capa lubrificante na pele e ocasiona o fechamento dos poros, podendo causar inflamação – as espinhas. Isto tudo mexe profundamente com a autoestima do jovem, podendo levar a um prejuízo silencioso na aprendizagem.
O professor pode ajudar seus alunos a lidar melhor com esta etapa, informando os porquês destas mudanças e como o cuidado com a higiene é fundamental. Mas lembrem-se: não basta só a conversa, é imprescindível que estas temáticas sejam trabalhadas por meio da metodologia participativa.
Na próxima semana trarei para vocês uma sugestão de como trabalhar o tema da puberdade em sala de aula.
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