Pages

 

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

5 candidatos à presidência e 6 chapas disputam Direção Estadual do PT na Bahia

0 comentários
O prazo de inscrições para a disputa do PED, as eleições internas para direção estadual do PT, encerrou segunda-feira, dia 24/08, com o registro de cinco candidaturas à presidência estadual e seis chapas com suas respectivas teses. Cerca de 71 mil filiados aptos, além de votar para o presidente, escolherão uma chapa com 59 nomes para compor a próxima direção baiana.
Segundo o secretário de Organização do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, esse processo interno democrático fortalece ainda mais a união partidária. “Mesmo prevalecendo a coalizão das maiores correntes em torno de uma chapa, surgem nomes para disputar, nomes de lideranças com histórias de vida e de luta política que orgulham a todos nós, pois o PT tem como característica ser um partido de massa”, afirmou o dirigente.
A chapa Partido Unido e Forte reúne o maior número de tendências em torno da reeleição do presidente Jonas Paulo. São elas: CNB (Construindo um Novo Brasil), DS (Democracia Socialista), Reencantar, EDP (Esquerda Democrática Popular), Coletivo 2 de Julho, além da AE (Articulação de Esquerda).
As outras chapas são: Militante e Socialista, representada pela Tendência Marxista (TM), cujo candidato à presidência é Benjamim Souza; Terra, Trabalho e Soberania, da corrente O Trabalho, que tem como candidato Lourival Lopes; Contraponto Socialista, da tendência BS (Brasil Socialista), com a candidatura de Maria Conceição; e Militante Merece Respeito, composta da tendência Movimento PT, cujo candidato é Kazuiyuki Nakayama.
Também está na disputa a chapa denominada Militância Petista, que apóia o atual presidente. Ela é formada por integrantes de diversos segmentos dos movimentos sociais do PT na Bahia.
Para o secretário de Organização, o processo explicita o exercício da democracia interna e o respeito aos filiados do PT. “O partido que faz eleições diretas é um partido que não tem dono. O voto do presidente Lula tem a mesma importância e peso de qualquer filiado”, afirma Everaldo.
Ele informa que, na votação, serão eleitos também os delegados para o Congresso Estadual e Nacional do partido, que vão ocorrer em 2010. “Nesses encontros, definiremos a política para o processo eleitoral e diretrizes de governo. O Congresso da Bahia será um dos maiores do País, com participação de 700 delegados”, diz o dirigente, para quem o partido sairá do PED unido para os congressos, “garantindo a continuidade do projeto que mudou o Brasil com Lula e está mudando a Bahia com Wagner”.
O PED acontece no dia 22/11 em todos os municípios onde tem diretórios municipais. Os filiados de todo o País escolherão, por voto, os próximos mandatos das direções Nacional, Estadual e Municipal. Em Salvador, ainda acontece a eleição das 20 zonais do PT espalhadas pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário