Pages

 

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Abertas às inscrições para o processo de seleção de tutores a distância para o Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação,

0 comentários
RESUMO DE EDITAL Nº 094/2009- UESB
REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas às inscrições para o processo de seleção de tutores a distância para o Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, observando as disposições das Resoluções do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CD/FNDE) do Ministério da Educação (MEC) nº 064, de 13/12/2007, e nº 26, de 05/06/2009, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O presente Edital rege o processo de seleção para tutores a distância para o Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, oferecido na modalidade a distância pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
1.2. Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital.
1.3. O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado do processo de seleção.
1.4. Após a seleção, se o candidato for aprovado, estará ciente das atribuições, competências e habilidades dos tutores, conforme orientações descritas nos itens 3 e 4.
1.5. O tutor que, mesmo aprovado, não desempenhar suas funções no exercício de tutoria, conforme as diretrizes propostas pelas coordenações, será automaticamente desligado do Programa de Tutoria.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. Período de inscrição: 15 a 20/09/2009.
2.2. As inscrições serão realizadas através do e-mail tutoriainscricaoead@gmail.com, mediante o envio do curriculum vitae, bem como da Ficha de Inscrição (Anexo Único deste Edital), devidamente preenchida.
3. PERFIL DO CANDIDATO
3.1. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar as seguintes habilidades/disponibilidades:
Graduação concluída em qualquer área de conhecimento;
Disponibilidade de participar do treinamento presencial e a distancia para a função de tutor a distancia/UAB;
Disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para as atividades de tutoria, acompanhando e monitorando os estudantes diariamente;
Disponibilidade para, eventualmente, realizar viagens aos pólos;
Disponibilidade para participar de reuniões com as coordenações (coordenação de curso, coordenação de tutoria);
Acessibilidade rápida e contínua à internet e às ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação, promovendo a ampliação da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem;
Disponibilidade para a interação mediada com os estudantes, atendendo às consultas dos mesmos, seguindo o modelo de tutoria estabelecido;
Disponibilidade para orientar os estudantes a respeito da utilização dos recursos para a aprendizagem, tais como: textos, material didático disponível no ambiente virtual, vídeos, atividades práticas de pesquisa bibliográfica, entre outros;
Capacidade para elaborar relatórios das atividades virtuais, conforme orientações da coordenação, encaminhando-os nos prazos estabelecidos;
Observação de critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com os estudantes e com os demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.
3.2. O candidato deverá possuir os seguintes requisitos básicos:
ser brasileiro nato ou naturalizado;
ter habilidade e conhecimentos para utilizar computadores e recursos de conectividade;
possuir, preferencialmente, experiência docente em programas de educação a distância;
residir em Vitória da Conquista, Jequié ou Itapetinga ou num raio de 100 km de um desses Municípios.
3.3. São de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados informados para a inscrição.
4. DAS VAGAS, DA CARGA HORÁRIA E DO VALOR DA REMUNERAÇÃO
4.1. Vagas: Serão ofertadas 20 (vinte) vagas para tutoria, sendo que os aprovados serão convocados por ordem de classificação.
4.2. Regime de Trabalho: 20 horas semanais.
4.3. Remuneração: O candidato selecionado receberá, pelo desenvolvimento das atividades previstas e nos prazos estabelecidos pela Coordenação e pelo MEC/FNDE, no mínimo, 06 (seis) bolsas, no valor de R$600,00 (seiscentos reais), durante todo o ciclo básico (com duração de seis módulos), que serão repassadas entre o 1º módulo até o final do último módulo, desde que cumprida toda a carga horária do Curso.
4.4. O pagamento será de responsabilidade do MEC/FNDE e será efetuado em conta benefício em nome do bolsista, aberta pelo Banco do Brasil S/A., por intermédio do MEC/FNDE.
5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado em 02 (duas) etapas assim constituídas:
5.1. Primeira etapa: pré-seleção dos candidatos inscritos por meio da avaliação do currículo;
5.1.1. Os pré-selecionados serão comunicados por e-mail, no dia 21 de setembro de 2009, e deverão comparecer à Coordenação de Educação a Distância para entrevista nos dias e horários previamente agendados.
5.2. Segunda etapa: Entrevista com a coordenação do curso e comissão de seleção, em local, data e hora, previamente informados por e-mail.
5.2.1. As entrevistas serão realizadas no período de 22 a 24 de setembro de 2009.
5.2.2. Os candidatos que não comparecerem à entrevista estarão, automaticamente, desclassificados.
5.3. A divulgação do resultado será feita mediante listagem dos candidatos aprovados, por ordem decrescente de classificação, será divulgada na sede da UAB-UESB e no site www.ead.uesb.br/midias e publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE).
6. DA ADMISSÃO NO PROGRAMA
6.1. O candidato selecionado deverá comparecer no dia 28/09/2009, na Coordenação de Educação a Distância da UESB, no horário de 09h às 11h e de 14h às 18h. Fone: (77) 3425-9308.
6.2. Os candidatos selecionados deverão assinar os respectivos Termos de Compromisso, desde que comprovem os seguintes requisitos:
ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no País;
estar quite com as obrigações eleitorais;
estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
disponibilidade de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, para desenvolver atividades acadêmicas, devidamente atestada em declaração assinada pelo próprio candidato.
6.3. Os candidatos selecionados deverão apresentar, no ato da assinatura do Termo de Compromisso, os seguintes documentos:
Cópia impressa do currículo lattes (plataforma do CNPq);
Cópias autenticadas do documento de identidade e do CPF (frente e verso);
Cópia autenticada do Diploma de graduação (frente e verso) ou cópia autenticada da declaração de conclusão de curso;
Cópia autenticada do Certificado da maior titulação acadêmica (frente e verso), quando houver (Especialização, Mestrado ou Doutorado);
Ficha de cadastro do MEC/FNDE, a ser fornecida pela Coordenação do Programa, em 02 (duas) vias, devidamente preenchidas e com firma reconhecida.
6.3.. Havendo desistência ou desligamento do Tutor a Distância do Programa, conforme previsto no item 1.5 deste Edital, serão chamados os próximos candidatos por ordem de classificação.
7. DO CRONOGRAMA
Inscrições
15 a 20/09/2009
Divulgação dos pré-selecionados
21/09/2009
Entrevistas
22 a 24/09/2009
Divulgação da ordem de classificação final dos candidatos
25/09/2009
Data da Assinatura do Termo de Compromisso
28/09/2009
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Coordenação Geral do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação poderá, a qualquer momento, determinar o cancelamento da bolsa do tutor a distância que não cumprir suas atribuições.
8.2. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
8.3. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as suas condições, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
8.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.
Vitória da Conquista, 14 de setembro de 2009
Abel Rebouças são José - Reitor
ANEXO ÚNICO DO EDITAL Nº94/2009
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Filiação:
Pai:
Mãe
Nacionalidade:
Naturalidade:
Endereço:
Cidade:
                                                    
UF:
CEP:
Tel. Fixo
Celular
E-mail:
E-mail alternativo:
Graduação:
Ano de conclusão:
Instituição:
RG:
Órgão Expedidor:
Ano de Expedição:
Data de nascimento:
CPF:
Local de trabalho:
Tel. Comercial:









Já realizou algum curso   na modalidade a distância? (  ) sim      (  ) não.
Em caso afirmativo, qual? Como foi a experiência?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você tem acesso a computador conectado à Internet? (  ) sim   (  ) não.
Em caso de resposta afirmativa, seu acesso se dá:
(  ) de casa        (  ) local de trabalho                (  ) outros
Em caso afirmativo, qual a modalidade de conexão:
( ) discada    (  ) via rádio               (  ) banda larga
Qual freqüência que você utiliza o computador?
(  ) não utiliza                                                                                                 (  ) eventualmente.
(  ) todos os dias.                                                                                          (  ) uma vez por semana.
Quais os programas computacionais que você utiliza e conhece melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário