Pages

 

sábado, 5 de setembro de 2009

APOIO À TERCEIRA IDADE + OBRAS E MELHORIAS

0 comentários
Campus II da UNEB inaugura Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) - Programa de extensão inicia com 220 estudantes (acima de 60 anos) e tem mais de 500 na lista de espera - Presente à solenidade, Reitor Lourisvaldo Valentim vistoria Obras locais em andamento, que totalizam investimento superior a R$1,8 milhão e devem ser concluídas ainda este ano - Dia 1°/setembro, em Alagoinhas - Leia REPORTAGEM

O programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), da Universidade do Estado da Bahia, foi recém-implantado no município de Alagoinhas - sede do Campus II da UNEB - e já despertou o interesse de quase 750 mulheres e homens acima dos 60 anos.

O início das atividades da Uati aconteceu na tarde dessa terça-feira, dia 1° de setembro, no auditório do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, na cidade, com a presença de um público de mais de 300 pessoas.

Presidida pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, a solenidade da aula inaugural foi prestigiada pela pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, pelo assessor-chefe da Assessoria Técnica (Astec), Luiz Paulo Neiva, pelo diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional, Djalma Fiuza, pelo prefeito-geral dos Campi, Luiz Fernando Pego, e pela coordenadora da Uati do Campus I (Salvador), Sônia Bamberg.

Foram anfitriões do evento, os diretores dos dois departamentos do Campus II - Antônio Gregório Marinho, do Departamento de Educação (DEDC), e Maira Portafé, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) -, além da coordenadora do programa, Ieda Fátima da Silva, que na oportunidade ministrou palestra sobre o tema O idoso na sociedade contemporânea e a Uati em Alagoinhas.

Parabenizando os gestores e a comunidade acadêmica do campus pela iniciativa de levar o programa ao município, o reitor Lourisvaldo Valentim destacou a impressionante adesão da população idosa de Alagoinhas e garantiu não medir esforços para ampliar as atividades da Uati da região.

"Soube que já são 220 matriculados e mais de 500 pessoas na lista de espera. Esses números tornam este programa o segundo maior na UNEB, logo após a Uati do Campus I. Fico muito feliz com essa participação. Sabemos da importância da Uati para oferecer novas perspectivas de vida a essas centenas de mulheres e homens da terceira idade. E vamos ampliar esse programa aqui e nos outros campi", disse o reitor.

Segundo Antônio Gregório, o município de Alagoinhas concentra uma das populações mais idosas da Bahia, no entanto nunca houve políticas públicas que atendessem essa parcela da sociedade.

"São mais de dois mil aposentados apenas da Petrobras, que são àqueles dos quais temos as estatísticas. Por isso, levamos a proposta da Uati ao reitor, que atendeu prontamente e possibilitou a realização deste importante programa social", contou o diretor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário