O Estado de São Paulo concentra 18% dos informais do país
Do R7

Vendedores ambulantes, na rua Oriente, no bairro do Brás, centro da capital paulista
Entre as regiões metropolitanas no Estado, a de São Paulo - que possui 39 municípios, incluindo a capital - concentra a maior quantidade de informais: 1,6 milhão, o que representa 47% do total. Já os 19 municípios da região de Campinas,por exemplo, possuem 6% dos trabalhadores por conta própria, enquanto as nove cidades da Baixada Santista têm 4%.
A maior parte dos informais do estado – 56% do total - possui até oito anos de estudo, enquanto 12% têm mais de 15 anos de escolaridade. O setor de comércio e reparação é o que concentra maior parte de informais: 28%.
Em seguida, aparecem os setores de serviço, com 26% das contratações, a construção civil (17%) e indústria de transformação (15%). No setor agrícola, a participação de informais é de apenas 4%.
Confira também
O levantamento mostra ainda que entre os trabalhadores por conta própria em São Paulo, apenas 26% já contribuem para a Previdência Social. Em termos de acesso a bens eletrônicos, no Brasil, 97% dos informais paulistas possuem aparelho de televisão, 94% têm rádio e 90% contam com telefone em casa, além de 37% já possuírem computador.



Nenhum comentário:
Postar um comentário