Pages

 

sábado, 10 de outubro de 2009

Obama ganha Nobel da Paz, elogios de aliados e críticas pelo Twitter

0 comentários
Presidente do comitê do Nobel da Paz, Thorbjoen Jagland, anuncia vitória de Obama
Presidente do comitê do Nobel da Paz, Thorbjoen Jagland, anuncia vitória de Obama
AFP
"Essa é uma conquista de todas as nações que prezam pela paz", disse Obama, em coletiva à imprensa
"Essa é uma conquista de todas as nações que prezam pela paz", disse Obama, em coletiva à imprensa
AFP
Apoiadores de Obama comemoram a mais nova conquista do presidente
Apoiadores de Obama comemoram a mais nova conquista do presidente
"Essa é uma conquista não somente dos Estados Unidos da América, mas de todas as nações que prezam pela paz e fazem de tudo para acabar com o armamento nuclear". Dessa forma o presidente americano, Barack Obama, iniciou seu discurso oficial no qual agradecia por ter recebido o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira, 9. Obama voltou a ressaltar que exterminar as armas nucleares é um grande caminho para a paz mundial. "Chegará o momento em que conseguiremos acabar com essas armas. Talvez seja algo que demore e nem aconteça na minha administração, mas tem de ser o objetivo de todos os líderes que lutam por justiça e dignidade", disse.
Obama conseguiu mais essa vitória depois de ser considerado um líder que se esforça para fortalecer a diplomacia internacional de cooperação entre os povos, como afirmou o presidente do Comitê Nobel da Noruega, Thorbjoern Jagland. "O comitê atribuiu muita importância à visão e aos esforços de Obama em vista de um mundo sem armas nucleares”, declarou 
A decisão, no entanto, começa a gerar protestos. Pessoas contrárias afirmam que o presidente está no cargo há menos de nove meses e ainda não obteve nenhum êxito expressivo na política externa.  No Afeganistão, um porta-voz dos talibãs condenou a medida: "Não percebemos nenhuma mudança de estratégia para a paz. Obama não fez nada pela paz no Afeganistão, ele não adotou nem uma medida sequer para isso ou para tornar o país mais estável”, declarou Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs.
Na Polônia, um abaixo-assinado online contesta a entrega do Prêmio Nobel da Paz e pretende coletar um milhão de nomes. O texto explica que os vencedores anteriores do prêmio dedicaram anos de suas vidas por objetivos e ideais benéficos à humanidade. "Seu trabalho ainda não resultou em conquistas incomuns", diz o texto.  
O assunto também se proliferou pela internet. Comunidades no Facebook e Twitter se dividem entre posicionamentos favoráveis ao presidente e condenações como “Obama não merece o Prêmio Nobel”. Somente no Twitter, três dos dez temas mais evocados estavam relacionados com o anúncio e alguns dos usuários deram as boas-vindas à escolha do Comitê Nobel, enquanto outros debochavam dela.
LISONJEADO – Obama soube que iria receber o prêmio pouco antes das seis da manhã desta sexta, nos EUA, após ser acordado por seu porta-voz Robert Gibbs. Afirmou sentir-se “lisonjeado”, de acordo com um representante oficial da Casa Branca, que pediu anonimato.
Primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama chegou à Casa Branca em janeiro deste ano. Em setembro, propôs diante da Organização das Nações Unidas (ONU) trabalhar por um planeta sem armas nucleares. "Como presidente, Obama criou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral voltou a ocupar uma posição central, com enfoque no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar”, acrescentou Jagland, presidente do comitê do Prêmio Nobel.
"Pouquíssimas vezes uma pessoa conseguiu, como Obama, (...) dar à população do planeta a esperança de um futuro melhor”, disse. Aos 48 anos, o presidente pronunciou em junho passado, no Egito, um discurso que estendeu pontes entre seu país e o mundo muçulmano, após anos de tensão provocada pelos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington e da guerra contra o terrorismo que os Estados Unidos iniciaram naquele momento.
Obama é o terceiro político do Partido Democrata dos EUA a vencer o prêmio nesta década. O ex-presidente Jimmy Carter foi premiado em 2002, enquanto Al Gore, que ocupou a vice-presidência do país, ganhou a comenda em 2007. O prêmio será entregue em Oslo em 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel. O prêmio inclui uma medalha, um diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).
Clique aqui para acessar a lista com todos os vencedores do Prêmio Nobel da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário