Pages

 

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O que as geladeiras dizem sobre seus donos

0 comentários
 
 
ÉPOCA pediu aos leitores que enviassem, por escrito, o que suas geladeiras guardam, além de uma foto do interior do eletrodoméstico. Confira a análise feita por uma nutricionista

A geladeira pode falar muito sobre seu dono: se come em casa, fora, muita gordura, ou é diabético, se tem uma alimentação rica em fibras ou comidas congeladas. E todas essas informações podem mostrar hábitos e até mesmo a personalidade de uma pessoa. Alimentos embaladinhos ou dentro de potes plásticos mostram organização. Alimentos abertos e uma geladeira suja pode indicar que o dono não se liga muito em limpeza e consegue conviver na bagunça. Em reportagem de ÉPOCA (clique para ler), a nutricionista Erika Toassa fez a análise da geladeira de uma chef e um dj que moram em São Paulo. Aos leitores, foi pedido que enviassem o conteúdo de suas geladeiras por escrito e uma foto. Confira a análise dessas geladeiras feita por Erika, pesquisadora em educação nutricional na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Copie o que for bom e evite o que faz mal à saúde.



Arquivo Pessoal
Joaquim A. Vilela, 48 anos
Enfermeiro pediátrico, mora sozinho

Na geladeira:
Cerveja em lata, coca-cola, frapê de coco ades, requeijão light, queijo minas frescal, margarina, mamão, pêssego, maçã, laranja, repolho, alface, tomate, cenoura, ovos caipiras, leite de coco, suco de uva e mostarda.

No congelador:
1 garrafa de vodca

Análise:
Alguns grupos alimentares estão deficientes, como dos feijões e carnes, embora tenha os ovos que pertencem ao mesmo grupo das carnes. A ingestão de ferro pode ser deficiente visto que a maior proporção deste mineral encontra-se nas carnes vermelhas.

Pontos positivos:
Variedade de frutas, importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Presença de verduras e legumes. Suco de uva integral, uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem a formação de radicais livres, logo, o envelhecimento precoce das células, além de ter um efeito cardioprotetor. A bebida à base de soja é uma fonte de proteína de alto valor biológico e isoflavonas.

Pontos Negativos:
Bebidas alcoólicas (cerveja e vodca) devem ser consumidas com moderação, pois os efeitos prejudiciais do álcool relacionam-se com o volume ingerido. Refrigerantes não fornecem nenhum nutriente, além do açúcar, e o consumo elevado favorece o ganho de peso.


Arquivo Pessoal
Camila Menezes, 27 anos
Dona de casa, mora com o marido, de 27 anos, acima do peso.
O que adora comer: legumes e verduras refogadas.

Na geladeira:
Requeijão, manteiga, margarina, queijo branco, queijo bola, geléia diet, peito de peru, água, refrigerante normal, refrigerante zero, cerveja, massa de pastel de forno, massa de folheado, ameixa, pêra, ovo, ovo de codorna, beterraba, batata, cenoura, cebola, abóbora, berinjela, couve, vagem, cebola, alho, tomate, maionese, catchup, mostarda, bolo e bombom.

No congelador:
Carne moída, carne de boi, carne de porco, lasanha congelada, peito de frango, feijão congelado, batata frita congelada, bolinho de bacalhau congelado, empanados de frango e gelo.

Avaliação:
A análise pelos grupos da pirâmide alimentar demonstra uma inversão no consumo dos grupos alimentares, ou seja, baixo consumo do grupo da base da pirâmide, como arroz, pão, massa, batata e mandioca, representado somente pela batata e consumo elevado dos grupos do topo da pirâmide (açúcares e doces e óleos e gorduras), representado por bolo, bombom, batata frita congelada, bolinho de bacalhau congelado, empanados de frango, massa de pastel de forno, massa folhada, manteiga, margarina e maionese.

Pontos positivos:
Água e frutas. Feijão congelado – a preparação típica brasileira de arroz e feijão é uma combinação alimentar saudável e completa em proteínas. A variedade de legumes contribui para que se alcancem as recomendações de consumo de vitaminas e minerais. Como a família consome geralmente os legumes refogados, sugiro o consumo de verduras na forma de salada, para melhor aproveitamento das fibras presentes nestes alimentos. Para a variedade de carnes e ovos (carne de porco, de frango e de boi, ovos de galinha e de codorna), uma escolha inteligente é sejam preparadas assadas, grelhadas ou cozidas e que toda a gordura aparente seja retirada.

Pontos negativos:
Refrigerantes têm alta densidade energética. Bebidas alcoólicas – cada grama de álcool fornece 7 kcal. Alimentos com alto teor de gordura na sua composição ou na forma que são habitualmente preparados, como lasanha congelada, batata frita congelada, bolinho de bacalhau congelado, empanados, massa de pastel, massa folhada, bolo, bombom, manteiga, margarina, maionese e queijo bola.


Arquivo Pessoal
Rodrigo Fernandes Santos, 32 anos
Engenheiro Elétrico (com sobrepeso), mora com a mulher, também com sobrepeso
O que gosta de comer: pizza, Mc Donald's, Bob's e churrasco

Na geladeira:
Água, suco em caixinha, Coca-Cola de 350ml e 1,75L, jarra com chá mate feito sem açúcar, margarina becel, queijo prato fatiado, peito de peru fatiado, danone Actimel em garrafa de 200ml, iogurte desnatado, iogurte com mel, iogurte com granola e mel, mousse de maracujá, alho triturado, uva verde, uva preta e peito de peru com farofa de lingüiça (pronto).

No congelador:
Hambúrguer, pizza, lasanha individual, strogonoff de frango

Avaliação:
Esta geladeira pode sugerir que a família substitua as grandes refeições (almoço e jantar) por lanches ou consumam alimentos congelados prontos como pizza, lasanha individual, estrogonofe de frango, apresentando-se como uma dieta pobre em fibras, vitaminas e minerais e com elevado consumo de sódio (sal), gorduras e açúcar, pela presença de sucos adoçados e refrigerantes.


Arquivo Pessoal
Julia Scotti, 29 anos
Engenheira, mora com o marido, de 30 anos
O que adora comer: sopão, saladão e massas

Na geladeira:
Ovos, ovos de codorna, mostarda dijon, mostarda extra forte, shoyo, molho inglês, molho de ostras, maionese light, tabasco, pimenta biquinho em conserva, champignon em conserva, curry vermelho em pasta, chucrute enlatado, vinagre balsâmico, essência de baunilha, alcaparras, catchup, dois potes de molho de salada pronto para o uso, um com iogurte e limão e outro com azeite, vinagre e mostarda, azeitonas, geléia de laranja, geléia de frutas cítricas, molho de tomate, requeijão 0% de gordura , manteiga, margarina becel, queijo parmesão, bacon, fermento natural, iogurte natural desnatado e integral, coalhada, nozes picadas, amêndoas, amendôas em fatias, funghi seco, anchovas, uva passa, tâmara, leite desnatado, sopão pronto (coxão duro sem gordura, abóbora, repolho, pimentão verde, tomate, chuchu, cenoura, cebola e alho), banana, maçã, laranja, ameixa, couve, alface americana, tomate, cebola branca e roxa, pimentão amarelo, alho, rabanete, coentro, brocólis chinês, abobrinha e batata.

No congelador:
Merluza, sardinha inteira, salmão, filé de porco, sobrecoxa de frango, coxão duro desengordurado, chilis, hambúrguer bovino orgânico, milho, mini pão pita, pão francês, alimentos prontos: galinha ensopada, arroz à carreteiro, feijão, arroz integral com espinafre, homus, queijo colonial, queijo minas, queijo minas e meia cura.

Avaliação:
Esta geladeira demonstra uma alimentação bem variada com a presença de todos os grupos alimentares importantes para a manutenção da saúde. No entanto, atenção especial deve ser dada para limitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sódio.

Pontos positivos:
Variedade de carnes, alimentos com alto teor de ômega 3 (sardinha inteira, salmão). Pratos prontos congelados como galinha ensopada, arrozes, feijão e homus. As frutas secas e nozes são fontes de minerais, como o zinco, selênio, fósforo e manganês. Variedade de frutas, legumes e verduras: uma dieta colorida tem maior chance de suprir todas as vitaminas e minerais necessárias para a manutenção da saúde. Temperos diversos (cebola branca e roxa, alho, coentro, mostarda dijon, mostarda extra forte, tabasco, pimenta biquinho em conserva, vinagre balsâmico), cujo uso favorece a redução do sal de adição. Alimentos ricos em cálcio com baixo teor de gordura, como iogurte natural desnatado, leite desnatado e requeijão 0% de gordura. O cálcio é um mineral responsável pela manutenção da saúde óssea.

Pontos negativos:
Alimentos ricos em gordura, como manteiga, margarina, parmesão e bacon, têm alto valor energético e devem ser consumidos com moderação. Excesso de alimentos com alto teor de sódio (sal) ou conservados em sal, como shoyo, molho inglês, champignon, alcaparras e azeitonas.


Arquivo Pessoal
Thaysa Menezes Antunes, 24 anos
Assistente Administrativo, mora com o namorado, a sogra e o marido dela
Adora comer: leite condensado com ovomaltine e arroz

Na geladeira:
Água, ovo, leite, sucos de frutas variados, suco de soja, refrigerante, mate, cerveja, saquê, iogurte, geléia, manteiga e margarina, mamão, uva, ameixa, alho, cebola, tomate, alface, pepino, cenoura, beterraba, couve, mostarda, catchup, maionese, calda de sorvete, shoyo, presunto, queijo amarelo, queijo branco, catupiry, arroz, feijão, linguiça calabresa e vários potinhos com as sobras das refeições anteriores. Os temperos ficam do lado de fora da geladeira (pimentas, cominho, tomilho, sálvia, caldos prontos etc).

No congelador:
Frango, carne moída e sorvete.

No freezer:
Carne vermelha, peixe, lasanha congelada, pão de queijo e nuggets de frango.

Avaliação:
Esta geladeira sugere uma alimentação com todos os grupos da pirâmide alimentar, no entanto, o grupo das carnes está representado apenas com alimentos que tenham quantidades excessivas de gorduras, o que pode contribuir para um consumo inadequado de gorduras. Já o grupo dos açúcares e doces pode estar sendo consumido em excesso pela presença das bebidas açucaradas.

Pontos positivos:
Água, frutas, legumes e verduras. Arroz e feijão: prato típico do brasileiro, é a combinação perfeita que deve ser consumida diariamente.

Pontos negativos:
Bebidas alcoólicas, como cerveja e saquê. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e mate. Alimentos com alto teor de sal, como shoyo e frios. Alimentos com alto teor de gorduras, como presunto, queijo amarelo, catupiry, calabresa, sorvete, lasanha pronta e nuggets de frango, se frito.


Arquivo Pessoal
Fernanda R. Buissa, 27 anos
Bióloga, mora com o irmão
Adora comer: salada, frutas, doces e massas.

Na geladeira:
Água, leite desnatado de caixinha, ovos, suco caju concentrado de garrafa, iogurte com lactobacilos, coalhada natural caseira, queijo prato, requeijão light, margarina, catchup, mostarda, mostarda escura, azeitonas verdes, arroz pronto, alface, batata baroa, batata inglesa, cenoura, chuchu, tomate, pepino, cebola, alho, fermento em pó, melancia, mamão, maçã, abacaxi, manga, goiaba, cebolinha, salsinha, frango grelhado acebolado e feijão pronto.

No congelador:
Filé mignon, filé de peito de frango, pizza, frango empanado, carpaccio de carne, massas para lasanha, feijão pronto e frango desfiado com molho de tomate natural pronto.

Análise:
Alimentação balanceada e diversificada, pela presença de todos os grupos alimentares, ou seja, uma alimentação que inclui arroz, feijão, carne, salada de folhas, legumes e frutas.

Pontos positivos:
Alimentos fontes de cálcio, como leite desnatado, iogurte, coalhada, queijo prato e requeijão light. Arroz e feijão. Legumes, verduras e variedade de frutas. O uso de temperos naturais, como cebolinha, salsinha, cebola, alho, contribui para a diminuição do sal das preparações.


Joana Lisa M. Cesarino Casagrande, 32 anos
Escriturária, grávida, mora com o marido, o filho de 4 anos e uma cachorra
Adora comer: frutas, sorvete, bolo, massas, carnes, sucos, chocolate e legumes cozidos.

Na geladeira:
Ovos brancos, margarina, manteiga, requeijão, frios (presunto, mussarela, mortadela), queijo branco, iogurtes e danone (do filho), sucos, refrigerante zero (pra mim que estou com diabetes gestacional), refrigerante normal (filho e marido), água sem gás, batata, cenoura, tomate, alface, brócolis, molho shoyo, alho picado, limão, maçã, laranja, melancia e melão.

No congelador:
Sorvete, nuggets de frango, carne bovina, peito de frango, mandioca, feijão cozido e temperado.

Pontos positivos:
Presença de legumes e verduras (batata, cenoura, tomate, alface, brócolis) – importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Variedade de frutas (limão, maçã, laranja, melancia, melão). Feijão cozido congelado.

Pontos negativos:
Bebidas açucaradas (sucos, refrigerante): o refrigerante normal não fornece nenhum nutriente benéfico, somente açúcar. Já a versão tipo zero não tem açúcar, mas tem sódio e é adoçado com adoçantes não ecomendados para gestantes. O ideal é optar por água ou sucos naturais, visto que nesta geladeira tem uma variedade de frutas. Alimentos com composição elevada de sódio (sal), como presunto, mussarela, mortadela e molho shoyo.

Olina Borges, 38 anos
Auxiliar administrativa, mora com duas filhas adolecentes, de 15 e 12 anos, uma gata e um cachorro.
Adora comer: churrasco, massas, adoro cozinhar e comer...

Na geladeira:
Ovos, pimenta malagueta, pimenta boda verde, cebolinha verde, cebola, batata, cenoura, tomate, alface, couve, berinjela, repolho branco e roxo, limão, laranja e maçã, presunto, mussarela, requeijão, leite integral, iogurte, geleia de morango, margarina, manteiga de leite, feijão cozido, doce de laranja, shoyo, molho inglês, mostarda, azeitonas, achocolatados prontos, louro, noz moscada, molho de tomate, curry, champignon em conserva e todo tipo de caldos em tabletes (galinha, legumes, carne, para feijão etc).

No freezer:
Lombo de porco, carne de carneiro (p/ churrasco), piapara inteira, filé de frango, steak de frango, bife de contra filé, hambúrguer defumado, parmesão, strogonofe de carne, linguiça cabresa e fina e bacon.

Pontos positivos:
Variedade de legumes e verduras. Frutas fontes de vitamina C (limão, laranja), que é considerada um potente antioxidante, além de contribuir para um melhor aproveitamento do ferro presente nos alimentos. Variedade de alimentos fontes de cálcio (requeijão, leite integral, iogurte, queijos): uma opção saudável é optar por alimentos deste grupo com reduzido teor de gordura como os leites e iogurtes desnatados ou semi-desnatados. Feijão cozido é uma importante fonte de proteína e fibras.

Pontos Negativos:
Elevada quantidade de produtos com alto teor de sódio (sal) na sua composição (caldos em tabletes, shoyo, azeitonas e presunto): em um tablete de caldo concentrado pode conter mais sódio do que a necessidade diária de consumo. E o consumo de sódio está relacionado diretamente com a pressão arterial. Alimentos ou preparações com alto teor de gordura (contra filé, estrogonofe, calabresa, lingüiça fresca, bacon, parmesão e mussarela, margarina e manteiga): altas quantidades de gordura na dieta interferem nos níveis de colesterol, que por sua vez está fortemente relacionado a doenças cardiovasculares. Alimentos açucarados (geléia, docee e achocolatados): estudos apontam que uma alimentação com alto teor de açúcar simples relaciona-se com excesso de peso e obesidade.


Stela Cavalcante
Mora com outro adulto e um adolescente

Na geladeira:
Laranja, limão, maçã, mamão, ameixa, caju, espinafre, alface, tomate, pimentão, cebola, batata, batata doce, chuchu, cenoura, berinjela, coentro, cebolinha, repolho, beterraba, ovos, leite, leite de soja, iogurte light, chá verde, leite desnatado, queijo coalho, mussarela, presunto de peru, salame, maionese, catchup, azeite, vinagre, molho de pimenta, margarina, requeijão, suco de uva concentrado, músculo moído, peito e coxa de frango e maminha.

Análise:
Ao analisar esta geladeira pelo guia alimentar pirâmide dos alimentos, observa-se a falta de alimentos do grupo do feijão que é uma excelente fonte de fibras. É recomendado o consumo diário de feijões.

Pontos positivos:
Variedade de frutas, legumes e verduras: neste grupo encontram-se alimentos fontes de vitamina A, B2, B6, C, folato, magnésio, potássio e outras vitaminas e minerais. Alimentos fontes de cálcio com baixo teor de gordura (iogurte light, leite desnatado). Suco de uva integral, uma excelente fonte de antioxidantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário