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sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quando os robôs amam – I’m Here

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Quando descobri que WALL-E quase não tinha fala quase mudei de ideia e aluguei outro filme. “Não tem diálogo? Ixi… Deve ser uma droga”. Ainda bem que eu estava enganada, enganadíssima. O WALL-E é fofo, cheio de vitalidade e sentimento; apaixonante. É um robô com a alma mais humana que os próprios humanos do filme. Mas este post não trata de WALL-E. Trata de outro robô, Sheldon – também mais humano que seus conterrâneos de Los Angeles.
Sheldon (Andrew Garfield) é o protagonista de I’m Here, novo curta-metragem de Spike Jonze (de Onde vivem os monstros). Nessa história, humanos vivem com robôs. Estes, por sua vez, são desprezados. A eles estão reservados os serviços mais menosprezados da sociedade: motorista de ônibus, peão de obra, frentista e outras tantas ocupações braçais.
Ele é bibliotecário. Cumprimenta todos, é gentil e simpático com quem cruza na rua. Ninguém o percebe – a sua natureza de robô não permite que ele seja alguém. Sua vida se resume ao trabalho e ao lar, onde repousa recarregando a bateria. Ele não parece muito feliz, mas também não é triste. Sua vida monótona ganha brilho quando conhece Francesca (Sienna Guillory), uma robozinha muito charmosa, cheia de atitude e que começa a gostar do rapaz. Eles passam a namorar da maneira mais bela e romântica, que a gente gosta de ver no cinema. Ele é todo travadinho, ela, espevitada. Eles se complementam, se misturam. Tanto que Sheldon será capaz de doar a Francesca seu membros, seu coração.
Um filme lindíssimo. Queria eu que houvesse homem apaixonado assim, como Sheldon. I’m Here é sobre doação, sobre o amor que está além do físico, do carnal. Do corpo. Os 30 minutos do curta parecem ser pouco para a sua grandiosidade. O filme é tão belo que arriscaria dizer que Spike Jonze é o diretor/roteirista mais sensível da atualidade.
Mais sobre I’m Here:
www.imheremovie.com e imheremovie.tumblr.com
No primeiro link você pode assistir ao curta: quando estreou, em março, mais de 230 mil pessoas assistiram durante um fim de semana, tanto que a Absolut – patrocinadora – aumentou a capacidade de visitas de 5 mil para 12 mil por dia.

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