Quando a falta de cuidado do homem se junta à força destruidora da natureza, a consequência são catástrofes de proporções gigantescas
Redação Época

Um tremor de 7 graus na escala Richter arrasou um país em reconstrução. Morreram, segundo as Nações Unidas, quase 220 mil pessoas, e o número de desalojados chegou a 1,3 milhão. No final de 2010, o cólera agravou o drama haitiano.
Morreram 507 pessoas devido a um terremoto de 8,8 graus perto de Concepción, em fevereiro. Um alerta de tsunami não se confirmou. A reconstrução levará de três a quatro anos.
3. Tremor na terra dos monges
A província de Qinghai foi atingida por um tremor de 6,9 graus em abril. O desastre deixou cerca de 2.200 mortos e 11 mil feridos. Monges tibetanos tiveram um papel importante no resgate e na ajuda às vítimas.

A explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México em abril provocou a maior catástrofe ambiental dos Estados Unidos. O óleo vazou por 85 dias, matou milhares de animais, poluiu praias e interrompeu a pesca.
Em outubro, o depósito de uma fábrica de alumínio na cidade de Ajka se rompeu e gerou uma “maré vermelha” de resíduos nocivos à saúde que invadiu várias cidades. Nove pessoas morreram.
6. Cheias no Nordeste
As chuvas de junho levaram destruição a dezenas de municípios do interior de Alagoas e de Pernambuco. Quase 50 mil pessoas ficaram desalojadas. Outras 37 morreram. Houve surtos de diarreia e leptospirose na região.

Uma nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull provocou um inédito fechamento de quase todo o espaço aéreo na Europa. O vulcão ficou em atividade por mais de um mês. Mais de 100 mil voos foram cancelados.
As monções provocaram inundações em um quinto do país e atingiram 20 milhões de pessoas. Mais de 2 mil pessoas morreram. O prejuízo foi estimado em US$ 9,7 bilhões.
9. Seca na Amazônia
O Solimões e o Negro atingiram níveis nunca antes registrados. Mais de 60 mil famílias foram afetadas: como a água é a estrada dos ribeirinhos, com os rios baixos os barcos não trafegam e as comunidades ficam isoladas.
10. Encalhe de jubarte
Este ano registrou o recorde de baleias nas praias do litoral brasileiro. Foram 97 entre julho e novembro. Uma das possíveis causas do fenômeno é a redução da oferta de alimentos para as baleias na Antártica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário