Um ano marcado pela morte de personalidades importantes do mundo das artes. Atores, diretores, escritores e dançarinos que deixam um legado indispensável para a cultura contemporânea
Redação Época

O Prêmio Nobel de Literatura (1998) morreu aos 87 anos, em sua casa, nas Ilhas Canárias. Seu legado inclui obras como O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Ensaio sobre a cegueira (1995). Seu último livro, a parábola bíblica Caim, foi publicado em 2009.
2. Jerome David Salinger
Sua obra mais famosa, O apanhador no campo de centeio (1951), inspirou autores como Philip Roth e Sylvia Plath. Publicou seu último texto em 1965, na revista New Yorker. Passou seus últimos 57 anos recluso. Morreu em janeiro, aos 97 anos, de causas naturais.
3. Kazuo Ohno
O aclamado dançarino japonês foi um dos grandes nomes do butô, técnica que mistura teatro e dança. Morreu aos 103 anos. Ele influenciou formas contemporâneas de dança e recebeu homenagens até da cultura pop.
4. Tony Curtis
O astro do cinema dos anos 50 e 60 protagonizou sucessos como Spartacus e Quanto mais quente melhor, com Marilyn Monroe. Morreu em setembro, aos 85 anos, 50 deles dedicados à carreira de ator.
5. Claude Chabrol
Um dos grandes nomes do cinema francês, Chabrol dirigiu filmes como Beau Serge e Merci pour le chocolat. Sua obra inclui mais de 80 longas-metragens. Morreu em setembro.
6. Dennis Hopper
Ganhou fama ao dirigir e atuar no filme Sem destino (1969), símbolo da contracultura. Surgiu ao lado de James Dean em Juventude transviada (1955) e atuou em Apocalypse now (1979), de Coppola. Morreu aos 74 anos, de complicações num câncer de próstata.
7. Dino De Laurentis
Produziu 500 filmes para o cinema, com destaque para A estrada, de Fellini, que lhe rendeu um Oscar em 1957. Produziu também clássicos como King Kong e, mais recentemente, Hannibal. Morreu aos 91 anos.
8. Mario Monicelli
O mais italiano dos cineastas italianos. Comunista desde sempre. A comédia de Monicelli não poupou críticas às bases da sociedade italiana, como família e Igreja. Vítima de câncer terminal, suicidou-se aos 95 anos.
9. Louise Bourgeois
A escultora franco-americana foi uma das artistas plásticas mais importantes do século XX. Ganhou fama pelas obras com apelo sexual e por esculturas gigantes de aranhas. Morreu em Nova York, aos 98 anos, de parada cardíaca.
10. Malcolm McLaren
O empresário mentor do punk foi responsável por lançar bandas como a Sex Pistols. Morreu em abril, aos 64 anos, vítima de um câncer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário