Pages

 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Grandes temas em pauta no primeiro dia do fórum de Davos

0 comentários

Nesta quarta-feira, o primeiro dia do Fórum Econômico Mundial 2011, em Davos, na Suíça, promete. Do novo cenário da economia global ao futuro do emprego e ao crescimento do capitalismo de Estado no mundo, os participantes do encontro deverão discutir as grandes tendências econômicas do momento. Haverá até um painel para analisar os perigos da futurologia econômica, que se tornou uma espécie de praga no mundo em que vivemos. Em um evento paralelo, que será realizado em um hotel de Davos, o megaespeculador George Soros vai aproveitar a oportunidade para dar seu recado, que certamente terá espaço garantido na mídia internacional, presente em massa no fórum.
Na esfera política, o ponto alto será a palestra do presidente russo, Dmitry Medvedev, no final do dia. Haverá ainda um painel para analisar as mudanças na geopolítica e na economia global no período pós-crise, com a ascensão dos grandes países emergentes como a China, o Brasil, a Índia e a África do Sul. Outro painel, que terá a participação de Arthur Sulzberger, publisher do The New York Times, discutirá o dilema entre a transparência e a confidencialidade, que ganhou corpo com as recentes revelações de documentos secretos pelo site Wikileaks.
O mundo da tecnologia também terá seu momento de glória amanhã no fórum. Logo cedo, haverá um painel para discutir as mudanças que deverão acontecer no comportamento dos indivíduos nos próximos anos, com o crescimento da mobilidade e da conectividade nas comunicações. O painel deverá contar com a participação de Sean Parker, o primeiro presidente do Facebook. Tratado como vilão no filme “A Rede Social”, em razão do papel que teria exercido para forçar a exclusão do brasileiro Eduardo Saverin do negócio, Parker foi o responsável pelas primeiras captações de recursos do site junto aos investidores de risco do Vale do Silício, nos EUA. Finalmente, haverá um painel para discutir o vício das redes sociais, com a presença de Reid Hoffman, fundador do Linkedin, o site dedicado ao relacionamento profissional, Melissa Mayer, vice-presidente do Google, e Dan Ariely, o professor de psicologia e economia comportamental na Universidade Duke, nos EUA.
Como muitos painéis acontecem simultaneamente, o difícil vai ser escolher de qual deles participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário