Pages

 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Retrato de afegã mutilada ganha prêmio de foto do ano

0 comentários
O júri do World Press Photo considerou que a imagem de Bibi Aisha, feita pela fotógrafa sul-africana Jodi Bieber reflete a situação de muitas mulheres no mundo
Redação Época, com Agência EFE
Jodie Bieber
A FOTO DO ANO
Bibi Aisha na foto que foi capa da revista Time
A fotógrafa sul-africana Jodi Bieber venceu nesta sexta-feira (11) o 54º prêmio anual World Press Photo por uma fotografia de Bibi Aisha, uma mulher afegã de 18 anos. O nariz e as orelhas de Bibi foram mutilados pelo marido.

Os juízes consideraram que a foto do ano de 2010, capa de agosto do ano passado da revista Time, reflete a situação de maus-tratos de muitas mulheres no mundo. A fotografia foi escolhida entre 108.059 imagens.
Além da premiação máxima, o retrato de Bibi Aisha ganhou na categoria Retratos (Individual). Jodi Bieber já ganhou oito prêmios do World Press Photo. É a segunda vez que o prêmio máximo vai para um profissional da África do Sul. "Essa pode se tornar uma daquelas fotos – e só veremos talvez umas dez dessas em nossa vida – sobre a qual alguém fala 'sabe aquela foto de uma garota...", e você sabe exatamente qual é", diz David Burnett, presidente do júri do concurso.
No total, foram premiados 56 fotógrafos, de 23 nacionalidades, em nove categorias. Confira a galeria do vencedores aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário