Pages

 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O disco que só toca se você estiver no lugar certo

0 comentários



Uma dupla de músicos chamada Bluebrain lançou seu novo álbum, The National Mall, em formato inusitado. Não sai em vinil, CD e sequer em MP3. O disco é um aplicativo para iPhone (em breve para celulares Android e para tablets), e cada uma das músicas só toca se você estiver no lugar certo. No caso específico, em alguns pontos do parque National Mall, em Washington, nos Estados Unidos. Os músicos, os irmãos Hays e Ryan Holladay, fizeram uma espécie de trilha sonora para algumas atrações do parque, e a experiência só funciona se você estiver ali, olhando o que eles viram para compor a canção. Isso só é possível porque o GPS do iPhone avisa para o aplicativo que é a hora certa de tocar. Há também um mapa do parque, para se saber que lugares estão habilitados com canções. Para dar um exemplo, Ryan explica o que acontece quando o ouvinte se aproxima do Lincoln Memorial, um ponto turístico do parque, com a famosa estátua de Abraham Lincoln.
“A música foi composta para funcionar especificamente com a paisagem. Portanto, no Lincoln Memorial, por exemplo, quando você sobe a escadaria em direção à estátua gigante, o som dos sinos aumenta ao ponto que, quando você está aos pés de Lincoln, eles estão envolvendo você”, afirma Ryan. “Tem sido excitante compor música de um modo inédito”, diz.
O vídeo abaixo explica melhor que em palavras a experiência musical dos irmãos Holladay. Para quem mora longe de Washington, é o mais perto que se pode chegar. Os músicos prometem compor canções para outros lugares, e já estão trabalhando em um álbum semelhante em um parque no Queens, em Nova York.






Rafael Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário