Pages

 

domingo, 17 de julho de 2011

Maioria dos espanhóis quer expulsar imigrantes do país

0 comentários
Quatro em cada dez cidadãos espanhóis são a favor de expulsar os imigrantes desempregados, e quase 80% acham que há um número “excessivo" de estrangeiros no país
Redação ÉPOCA, com Agência EFE
Há menos de um mês, uma pesquisa da agência europeia de controle de fronteiras (Frontex) apontou que a Espanha é o país que mais deporta brasileiros em suas fronteiras. Agora, uma nova pesquisa confirma a xenofobia espanhola: quatro em cada dez cidadãos espanhóis são a favor de expulsar os imigrantes desempregados, e quase 80% acham que há um número “excessivo" de estrangeiros no país.

Os dados estão em um relatório elaborado pelo Observatório Espanhol do Racismo e a Xenofobia, que faz parte do Ministério do Trabalho e Imigração. Foram compilados com base em pesquisas feitas sobre as atitudes dos cidadãos em relação aos imigrantes na Espanha. Como em todo país xenófobo, os espanhóis consideram que os imigrantes são os culpados pelos problemas sociais do país, e acreditam que o governo proteja demais o grupo.

Não houve variações na valorização da diversidade que a imigração oferece, embora tenha subido a aprovação da expulsão de uma estudante por usar véu islâmico e a tolerância à manutenção da cultura e costumes estrangeiros tenha caído.

Os especialistas responsáveis pelo relatório atribuem a mudança na imagem da imigração à crise econômica e advertem que há uma maior incidência nos grupos de população que estão mais expostos à concorrência no mercado de trabalho. Para 39% dos entrevistados, é "bastante aceitável" que se prefira contratar um espanhol a um estrangeiro, enquanto para 24% é "muito aceitável". Já para 22% é "pouco aceitável" e 9% acham "nada aceitável".

79% dos espanhóis acha que o número de imigrantes vivendo na Espanha (5.056.256 até março deste ano, segundo dados oficiais) é “elevado” ou “excessivo”. O relatório conclui que, em tempos de crise e de incerteza econômica, é "muito necessário" cuidar das imagens e das mensagens sobre imigração, para evitar que se possam ativar atitudes xenófobas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário