Pages

 

sábado, 26 de novembro de 2011

Como o sexo tem sido usado em propagandas publicitárias nas últimas décadas

0 comentários


Ui! Essa campanha do perfume Tom Ford For Men de 2007 dá até um calor!
Na minha procura quase diária por novidades para o Sexpedia (confesso que nos últimos dias eu tenho falhado, mas por motivos maiores que não me deixaram pesquisar direito), encontro bastante bobagem. Mas às vezes encontro sacadas sensacionais, como o texto de ontem que li no site administradores.com.br, que nem sabia que existia (muito provavelmente porque eu não sou administradora…).
• Leia mais sobre fotos
• Leia mais sobre erotismo
• Leia o último post: Uma enciclopédia erótica na televisão – só para adultos
Ele mostra como o marketing tem usado o sexo como apelo em propaganda nos últimos 60 anos. Não é pouco, não. É uma senhora já, que tem filhos e netos. Uma propaganda na melhor idade, charmosa e sexy. Mas, pensando cá com meus botões, as pin ups já eram usadas em propagandas, e elas são mais velhas que isso…
Segundo o texto de Eber Freitas, “esse tipo de apelo é inevitável quando o serviço oferecido pelo cliente exige uma dose de erotismo”. Ele cita os motéis, mas não se trata só disso: marcas de bebidas alcoólicas e grifes ligadas à moda têm usado esse recurso há décadas. E a nudez não é a única forma de sensualidade nas propagandas. Além dela, mensagens subliminares, a insinuação de um comportamento provocativo (na interação entre duas pessoas, por exemplo), movimentos de câmeras ou ângulos indiscretos e a sugestão ou insinuação do sexo através de formas verbais e/ou visuais e mensagens de duplo sentido. Muita gente pode questionar, mas a propaganda da Devassa com a Sandy tem comportamento provocativo (dança) e mensagem de duplo sentido.
O texto explica, década por década, como o sexo é introduzido nas propagandas. O papel do homem com sexo forte e provedor vai sendo substituído pelo corpo feminino – objeto de desejo. Hoje, tanto corpos masculinos quanto femininos são explorados. Abaixo, alguns exemplos citados pelo autor e outros que eu resgatei na minha memória. Alguém se lembra de mais algum? Comente, siga o Sexpedia no Twitter e curta nossa página no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário