Pages

 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Mundo x Facebook: organização vai proteger os seus dados pessoais na rede social

0 comentários

Ismael dos Anjos 10 de fevereiro de 2012

As questões de privacidade na maior rede social do mundo já estão circulando há algum tempo. Quem lê meus posts? Qualquer um pode me taguear? Para onde vão meus dados? A boa notícia é que, graças à iniciativa de um austríaco e a uma lei europeia, esse quadro nebuloso está prestes a mudar – até pra nós, brasileiros.
Ainda em 2011, o estudante de direito Max Schrems estudou os complicados termos de privacidade da companhia e solicitou ao Facebook que lhe enviasse todos arquivos que a rede social mantinha sobre os seus três anos como usuário.  O resultado? Um CD com 1.222 páginas de informações sobre seus amigos, gostos e opinões (incluindo mensagens já deletadas). Com os dados em mãos, Max expôs a notícia ao mundo – mais de 40.000 mil pessoas fizeram a mesma solicitação – e criou a organização Europe versus Facebook.
Tá, uma campanha legal, mas onde entra o Brasil? É que, de acordo com as regras do Facebook, qualquer um dos mais de 800 milhões de usuários da rede social – que não sejam dos Estados Unidos ou do Canadá – tem um contrato com a sede da empresa na Irlanda. E como a União Europeia publicou, em 25 de janeiro, uma nova lei de privacidade na web, os dados verde-e-amarelos (e do resto do planeta) também estão protegidos. Agora, as companhias têm de conseguir o consentimento explícito do usuário antes de usar suas informações pessoais e, caso o usuário solicite, são obrigadas a apagar para sempre os dados armazenados.
E aí,  você acha que a nova regra vai funcionar? Ou tem medo do que o Facebook e outras companhias digitais podem continuar a fazer com seus dados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário