Pages

 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Receita Federal libera programa do Imposto de Renda 2012 Declaração deve ser feita até 30 de abril. Programa já está disponível para download

0 comentários
Receita Federal vai criar malha fina para empresas
Governo publica normas para declaração do IRPF 2012
Contribuintes com apenas uma fonte de renda não precisarão declarar imposto de renda em 2014

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (24) o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, o programa de computador para preencher a declaração do IR. A Receita divulgou nesta quinta-feira (23) informações sobre como o contribuinte deve fazer a declaração de Imposto de Renda em 2012. A entrega da declaração deverá ser feita a partir do dia 1º de março, usando o programa de trasmissão Receitanet, via internet, ou por disquetes - as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal podem receber a declaração. O prazo final para a entrega é 30 de abril.

A Receita decidiu disponibilizar o programa com antecedência para evitar congestionamento nos downloads nos primeiros dias, como ocorreu no ano passado. O programa deve ser utilizado em computadores e laptops, pois não funciona em computadores portáteis, como tablets e smartphones. Segundo a Receita, o sistema ainda não é compatível com esses aparelhos.

Segundo a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, os contribuintes poderão consultar já a partir desta sexta-feira um tutorial sobre como fazer a declaração. O tutorial segue o mesmo modelo do ano passado, e ensina como funciona a declaração, passo a passo, usando um gráfico em forma de linha de metrô. "O contribuinte poderá ir tirando suas dúvidas sobre as várias fases da declaração. Esta 'linha do metrô' teve um acesso de 26 milhões em 2011, o que mostra que foi um sucesso", disse, segundo o portal de notícias G1.

Zayda também anunciou mudanças na emissão dos Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darfs), que são necessários caso o contribuinte tenha dívidas com o Fisco. Nos anos anteriores, o programa poderia emitir até oito Darfs, para contribuintes que optavam por parcelar a conta. Este ano, o programa emitirá apenas um, e o contribuinte que quiser parcelar deverá usar o site da Receita para calcular sua cota.

A Receita espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações. Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, além da recomposição salarial, houve o ingresso de trabalhadores no mercado de trabalho. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões de documentos. As regras para a Declaração do Imposto de Renda 2012 foram publicadas no início de fevereiro no Diário Oficial da União.

O pagamento do primeeiro lote está previsto para o dia 15 de julho. Para ter direito à restituição nos primeiros lotes, os declarantes devem preencher e enviar o formulário eletrônico logo no início do prazo. As pessoas com idade acima de 65 anos têm prioridade. A regra não vale se forem constatadas inconsistências ou pendências na declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário