Pages

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Estresse no trabalho pode aumentar colesterol "ruim", diz estudo

0 comentários
18/5/2013 às 01h00

Estresse no trabalho prejudica à saúde Thinkstock
Um trabalho estressante pode alterar a forma como o corpo lida com gordura e, consequentemente, desenvolver doenças cardíacas e aumentar o colesterol ruim.
De acordo com uma pesquisa espanhola, publicada nesta sexta-feira (17) no Daily Mail, o estresse pode desencadear dislipidemia, uma doença que altera os níveis de gorduras e lipoproteínas no sangue. O estudo foi realizado com 90 mil trabalhadores submetidos a check-ups médicos e foi publicado na Scandinavian Journal of Public Health.
20% da população tem colesterol ruim acima do normal
Segundo Carlos Catalina, psicólogo clínico e especialista em estresse relacionado ao trabalho, os pacientes que afirmaram ter dificuldades em lidar com o seu trabalho durante os 12 meses tiveram risco aumentado de sofrer dislipidemia.
— Um dos mecanismos que poderiam explicar a relação entre o estresse e o risco cardiovascular poderiam ser as mudanças no nosso perfil lipídico, o que significa maiores taxas de acúmulo de placa, levando ao endurecimento das artérias.
Colesterol alto aumenta risco de alzheimer
Ainda para a pesquisa, o estresse interfere na capacidade do corpo para se libertar do excesso de colesterol, além de poder desencadear uma série de processos inflamatórios, que também aumentam a produção de colesterol.
Além disso, o estresse pode estimular o organismo a produzir mais energia na forma de ácidos graxos e de glicose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário