).jpg)
EDITAL Nº 048/2009
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso das suas atribuições, comunica a abertura das inscrições para seleção de alunos (as) para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, sediado no Campus V, Santo Antonio de Jesus/BA, aprovado pela Resolução nº 306/2004, do Conselho Universitário da UNEB, e recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), com vistas ao preenchimento de 20 (vinte) vagas, na Área de Concentração: Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, sendo dez vagas para cada linha de pesquisa, nas seguintes linhas:
Linha de Pesquisa I Cultura, Memória, Linguagens e Identidade
Linha de Pesquisa 2 Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional
Atendendo o disposto na Resolução CONSU/UNEB 468/2007, do quantitativo de vagas 40% serão destinadas a candidatos negros e 5% a candidatos indígenas que: a) tenham cursado todo o ensino médio em escola pública; b) tenham renda familiar mensal inferior ou igual a 10 (dez) salários mínimos); e c) sejam e declarem-se negro ou indígena, conforme quadro de classificação étnico-racial constante da ficha de inscrição. As exigências em a) e b) devem ser atendidas mediante a apresentação de documentação comprobatória.
Caso não haja preenchimento das vagas de uma das linhas de pesquisa, as vagas não preenchidas serão transferidas para a outra linha, se houver candidatos habilitados.
1. PERÍODO, LOCAIS E MODALIDADES DE INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas no período de
A homologação das inscrições será publicada no dia 06 de outubro de 2009, na Secretaria e no site do Programa (www.multisaj.uneb.br) e/ou no portal da UNEB (www.uneb.br).
2. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
2.1.Ficha de Inscrição preenchida, com indicação da Linha de Pesquisa escolhida pelo(a) candidato(a). A Ficha estará disponível na Secretaria e/ou no portal do Programa (www.multisaj. uneb.br).
2.2. 01 (uma) foto 3x4 recente
2.3. 01 cópia da Carteira de Identidade e do CPF.
2.4. 01 cópia do diploma de graduação.
2.5. 01 cópia da Carteira de Reservista.
2.6. 01 cópia do título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição.
2.7. Anteprojeto de Pesquisa com indicação da Linha de Pesquisa escolhida, elaborado conforme as normas definidas para sua análise e seleção no item 3 deste Edital.
2.8. Comprovante (original) de pagamento da taxa de inscrição, através de depósito nominal ou transferência, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais), BANCO DO BRASIL, Agência 3832-6, Conta Corrente nº 991.814-0. São dispensados da taxa de inscrição os candidatos que mantêm vínculo empregatício com a UNEB, devendo esta condição ser comprovada mediante apresentação de documento original, ou cópia autenticada no caso de inscrição via SEDEX.
2.9. No caso de inscrição feita pelos Correios, as cópias dos documentos devem ser autenticadas. Se feita presencialmente, devem ser acompanhadas dos documentos originais.
2.10. Os candidatos estrangeiros submeter-se-ão à legislação brasileira para permanência e estudo no País e deverão apresentar o diploma de graduação convalidado, seguindo as recomendações do Conselho Federal de Educação (Resolução nº. 03 de 10 de Junho de 1985).
3. ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa 1 - Análise e seleção dos Anteprojetos de Pesquisa
A análise e seleção do Anteprojeto de Pesquisa seguirão as seguintes recomendações: - Anteprojeto em 03 vias, com no máximo 10 (dez) páginas (excluídas capa e sumário), observadas as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos/ABNT e contemplados os seguintes itens: (1) Apresentação do objeto de estudo com justificativa; (2) Problemática com fundamentação teórica; (3) Metodologia (incluindo explicitação de fontes/dados/amostras a serem investigadas) e (4) Referências.
A análise observará a articulação da temática do Anteprojeto com a Linha de Pesquisa de modo claro e consistente, a relevância do objeto de estudo e sua problemática, a consistência teórica e metodológica e a adequação das referências. Será considerada uma tabela de pontuação (Barema) de
O resultado desta Etapa será divulgado no dia 27 de outubro de 2009 na Secretaria e no site do Programa (www.multisaj.uneb.br) e/ou no portal da UNEB (www.uneb.br).
Etapa 2 - Prova Escrita
A prova escrita será dissertativa, sobre tema vinculado à área de concentração do Programa e à linha de pesquisa escolhida pelo(a) candidato(a). Será realizada no dia 16 de novembro de 2009, das 9h00 às 12h00, no Departamento de Ciências Humanas Campus V/UNEB, Loteamento Jardim Bahia, s/n, Centro, Santo Antonio de Jesus-Ba, conforme listagem candidatos(as)/sala, afixada na Secretaria do Programa e no DCH-Campus V. Recomenda-se aos (às) candidatos(as) chegarem ao local de prova com 30 minutos de antecedência (8h30) para identificação da sala. A análise da prova escrita observará capacidade de argumentação e de síntese, articulação entre temas, correção gramatical e uso de referências pertinentes e atualizadas.
A prova será avaliada numa escala de notas de
O resultado desta Etapa será divulgado no dia 30 de novembro de 2009 na Secretaria e no site do Programa (www.multisaj.uneb.br) e/ou no portal da UNEB (www.uneb.br).
Os aprovados nesta etapa deverão apresentar o Currículo comprovado (modelo Lattes/CNPq) na Secretaria do Programa, no período de 1º a 07 de dezembro de 2009, ou enviá-lo por SEDEX, com data de postagem até 04 de dezembro de 2009. Sugere-se que os candidatos mantenham seus currículos atualizados na Plataforma Lattes-CNPq para evitar imprevistos de última hora. Etapa 3 - Entrevistas
Serão realizadas individualmente e versarão sobre as perspectivas de formação dos(as) candidatos(as) em nível de mestrado, anteprojeto de pesquisa, opção da linha de pesquisa e Currículo.
O desempenho dos candidatos será avaliado considerando-se um Barema que contemplará os aspectos acima destacados. Serão eliminados os candidatos que não alcançarem 7 (sete) pontos. Serão realizadas no período de
4. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
A bibliografia básica indicada pela Comissão de Seleção contempla os seguintes títulos:
- ARENT, Hanna. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
- BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
- BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007
- SANTOS, Milton. Natureza do Espaço. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.
5. RESULTADO FINAL E MATRICULA
5.1. A relação final dos candidatos(as) selecionados(as) será divulgada, por ordem alfabética, no dia 15 de dezembro de 2009, na Secretaria e no site do Programa (www.multisaj.uneb.br) e/ ou no portal da UNEB (www.uneb.br).
5.2. A matrícula dos candidatos selecionados ocorrerá entre os dias
6. ORIENTAÇÕES GERAIS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1. O (a) candidato (a) poderá consultar o site do Programa (www.multisaj.uneb.br), para subsidiar sua escolha com relação à Linha de Pesquisa.
6.2. O(a) candidato(a) só poderá inscrever-se
6.3. Não serão aceitos projetos que não se enquadrem na Linha de Pesquisa selecionada pelo(a) candidato (a).
6.4. A Seleção 2009, regulamentada por este Edital, observará a disponibilidade do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional para orientação de pesquisas / dissertações.
6.5. Inscrições com pendência de documentos ou enviadas pelos Correios com data posterior à determinada neste Edital serão automaticamente excluídas do processo de seleção.
6.6. Os optantes pela reserva de vagas aprovados no processo de seleção deverão apresentar, no ato da matrícula, cópia e original de documentos comprobatórios das exigências da Resolução UNEB/CONSU 468/2007.
6.7. Os(as) candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar documento que ateste proficiência
6.8. O Currículo poderá ser utilizado como critério de desempate.
6.9. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) e matriculados(as) deverão fazer prova de proficiência
6.10. Findo o processo seletivo, a documentação dos candidatos não selecionados será descartada.
6.11. Todas as etapas da seleção são eliminatórias.
6.12. Não haverá devolução da taxa de inscrição.
6.13. Não serão cabíveis recursos nem pedido de reconsideração por parte dos candidatos nas diversas etapas do processo de seleção. A inscrição do candidato pressupõe o conhecimento e a aceitação deste edital.
6.14. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa.
GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 24 de agosto de 2009.
Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário